O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital deverá voltar a testar em “massa” professores e alunos já na próxima semana.
A informação é adiantada ao nosso jornal pelo diretor do AEOH, Carlos Carvalheira, que viveu mais uma semana difícil, com vários alunos a testarem positivo à covid-19, nas escolas do Agrupamento.
Na próxima semana, e dada a incidência de infecções em crianças mais novas, professores do pré escolar, 1º ciclo e CAF vão voltar a ser testados, bem como os professores e alunos da escola secundária.
“Neste momento temos todos de manter a calma, a tranquilidade e confiar no trabalho da senhora delegada de saúde que tem ajudado muito a resolver os problemas que vão surgindo”, apela Carlos Carvalheira, acreditando que a situação, apesar de não ser favorável nas escolas do concelho, “está controlada” e vai-se resolver “se todos formos colaborativos”.
“Neste momento aquilo que menos nos interessa é apurar responsabilidades e contribuir para criar atritos”, entende o diretor, para quem não importa agora saber a origem dos casos que têm aparecido nas escolas, mas antes “ajudar a resolver as situações”.
“Agora a metodologia da senhora Delegada de Saúde é diferente, basta haver um caso para colocar imediatamente a turma em isolamento”, explica, frisando a confiança no trabalho da autoridade de saúde local e o “espírito colaborativo” que tem existido entre as instituições e a comunidade educativa.
Na próxima semana haverá nova avaliação da situação epidemiológica do concelho, mas Carlos Carvalheira quer acreditar que a situação irá melhorar e que não será necessário o regresso novamente ao ensino à distância.
“Assim o desejo e tudo estou a fazer para que se possa manter o ensino presencial”, garante o diretor do AEOH, ciente, todavia, que aquilo que é hoje, amanhã já não se pode “verificar”. “Para já importa manter a serenidade”, conclui.