O Município de Seia tem um novo projeto de apoio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, pobreza e exclusão social, intitulado “Radar Social”.
Aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Projeto Radar Social tem como principal objetivo fortalecer a capacidade de intervenção das entidades da Rede Social do concelho, especialmente em áreas onde a vulnerabilidade é mais pronunciada.
Com início em 15 de março de 2024 e término previsto para março de 2026, o Projeto Radar Social surge como resposta direta ao agravamento das condições de vida decorrentes da pandemia COVID-19.
Entre as principais iniciativas do projeto, destaca-se a identificação e reconhecimento de situações de pobreza e exclusão social, em colaboração com redes locais, além da deteção precoce de situações de risco para permitir intervenções adequadas.
Uma das características inovadoras do Projeto Radar Social é a implementação de um sistema de georreferenciação social, destinado a mapear áreas afetadas e identificar necessidades específicas em diferentes partes do concelho. Além disso, o projeto visa realizar análises sociais interpretativas para contribuir para o conhecimento detalhado do território.
Os destinatários deste projeto são pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo aqueles em risco de pobreza, exclusão social ou discriminação. Atualmente, o projeto encontra-se na primeira fase de execução, que inclui a elaboração de diagnósticos sociais e planos de ação.
A segunda fase, envolverá o mapeamento georreferenciado do território e a implementação de ações específicas com base nos dados recolhidos.