Depois da dissolução da Assembleia da República, o Partido Socialista de Oliveira do Hospital (PSOH) veio congratular-se pelo trabalho de determinação, firmeza, proximidade às pessoas e de reivindicação do deputado José Carlos Alexandrino, durante esta legislatura.
Eleito com um dos melhores resultados de sempre pelo Círculo de Coimbra, em 2022, José Carlos Alexandrino, “manifestou sempre o inconformismo que o caracteriza, na constante capacidade de luta pelos problemas da região. Recorde-se a intervenção crucial na suspensão da carta de perigosidade de Incêndio Rural, que teria um impacto altamente negativo nos territórios afetados pelos incêndios de 2017 e 2018 e que segundo José Carlos Alexandrino “contrariaria a estratégia de Valorização do Interior”, faz notar o PS concelhio.
Assumindo-se como a voz dos autarcas, dos empresários, das populações e dos que não têm voz, o Partido Socialista recorda que “foram várias as intervenções nas comissões de que fez parte, desde o Poder Local, à Educação e Ciência e à Agricultura, sempre em defesa do interior e das pessoas. No plenário, José Carlos Alexandrino foi escolhido para a defesa da Coesão Territorial, onde constantemente reivindicou a melhoria das acessibilidades, como é o caso do IP3, do IC6, da A13 ou da EN 344, mas também em áreas como a da Saúde, Educação, Ensino Superior, Agricultura ou Florestas, entre outras”.
Mas se há algo que distingue claramente o desempenho do Deputado é, para os socialistas, “a proximidade que sempre manteve com as pessoas e com a região. Como voz ativa da região, foram inúmeras as reuniões e presenças em todo o Distrito, a convite de vários autarcas e dirigentes associativos. Foram várias as reuniões com membros do Governo, para apoiar a resolução de problemas das Autarquias, das Empresas ou das Entidades, cumprindo assim o princípio da representatividade regional dos que o elegeram. Mas a proximidade também ficou patente nas inúmeras pessoas que recebeu no Parlamento, de vários quadrantes políticos e várias áreas profissionais e sociais, que tiveram assim a oportunidade de conhecer melhor a realidade da casa da democracia, aproximando-a das pessoas e das entidades”.
Em Oliveira do Hospital, o PSOH orgulha-se ainda da “disponibilidade e vontade que sempre demonstrou na resolução dos problemas do concelho, sempre em concertação com o Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo e o executivo Socialista, tendo sido sempre um aliado na defesa dos interesses dos Oliveirenses, das Empresas, ou mesmo das Associações e IPSS do concelho”. E consideram que “não foi certamente por acaso que o processo do IC6 teve claros desenvolvimentos, encontrando-se já em fase de projecto de construção, nem é por acaso que continua a constante luta em defesa de um serviço de atendimento permanente de 24h para Oliveira do Hospital e na colocação de mais médicos, como forma de melhorar a saúde no concelho”.
Numa legislatura prevista e projetada para 4 anos, interrompida a meio, o PSOH “tem extremo orgulho no trabalho feito pelo Deputado José Carlos Alexandrino, que representou, como seria de esperar, de forma determinada e inconformada a região de Coimbra, nunca se desviando das suas prioridades como Oliveirense, as quais certamente continuará a defender, ao lado das Pessoas, do PS e da Câmara Municipal, juntos para Servir as Pessoas e Garantir o Futuro”.