Nas últimas semanas, a Quinta da Rigueira, um produtor de queijo de Cabra, sedeado no concelho de Oliveira do Hospital, arrebatou dois prémios em dois dos melhores concursos de queijos a nível nacional e internacional.
Na 12° edição do concurso “Melhor Queijo de Portugal” organizado pela ANIL (Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios) que se realiza anualmente (apenas não foi realizado no ano de 2020 devido à pandemia), a queijaria do concelho de Oliveira do Hospital voltou a conquistar o pódio com o primeiro prémio para a categoria de “Queijo de cabra, cura normal” e duas menções honrosas em duas outras categorias que concorreu: queijo de cabra cura prolongada e requeijão de cabra. Este ano o evento teve lugar nos dias 14 e 15 de outubro em Tondela, tendo os prémios sido entregues no dia 12 de novembro no Porto. Este ano contou com a participação de 204 queijos e com um painel de 20 jurados.
Na semana anterior, a queijaria Quinta da Rigueira tinha-se “aventurado” pela primeira vez ao “World Cheese Awards”, um concurso bi-anual onde estão representados todos os tipos de queijos de todas as categorias, a nível mundial. Este ano, o concurso realizou-se nas Astúrias, em Espanha e contou com a participação de 4079 queijos de 45 países, que representam seis continentes.
No meio de todo este universo de queijos, o produtor de queijo de cabra oliveirense conseguiu uma medalha de bronze para o “queijo de cabra curado”. Numa nota enviada à comunicação social, a queijaria Quinta da Rigueira, dos produtores Rita Herdade e Francisco Sousa, mostra-se “orgulhosa” pelo feito alcançado, o que dizem ser um “alento para dar cada vez mais o nosso melhor”.
Tratando-se de uma queijaria artesanal, “sentimo-nos imensamente orgulhosos por mantermos todos os nossos parâmetros e de continuarmos a satisfazer os nossos clientes, permitindo-nos crescer”, sustentam, acreditando que estes prémios ajudam a estimular “não só o nosso crescimento, mas também toda a nossa zona e a nossa história”.
“Tratando-se de uma zona muito conhecida pelo famoso queijo de ovelha, achamos que de modo algum deve ser desvalorizado o queijo de cabra, pois estamos a falar de um produto também típico e artesanal feito a partir de leite de uma cabra de raça autóctone, (cabra serrana, ecogipo jarmelista e/ou serra) também da nossa região”, fazem notar os produtores da Quinta da Rigueira, no concelho de Oliveira do Hospital.