O Rapada Village, festival de verão organizado pela Secção de Juventude da Associação Progressiva de Santo António do Alva (APSAA), está de volta a partir desta sexta-feira, 19 de julho, e prepara-se para a maior edição de sempre.
“Voltamos a apostar num programa que mistura ação social, cultura, música e desporto”, explica a organização em comunicado. “Além disso, é a atividade anual que mais consegue reunir todas as gerações da aldeia, mas também do concelho, em particular devido à sua componente de ação social”.
Na música, o destaque vai para o concerto da banda Woodplan, às 22h de sexta-feira, e para o mega sunset de sábado, com arranque marcado para as 18h e duração prevista até às quatro da manhã, com DJ Pedro Carrilho, na companhia do violinista Mr. Vlalen, como cabeça de cartaz, e ainda Faiú Quijera, Aaron Vansant, Kardoslav e Gonçalo Martins, bastante conhecidos dos palcos da região.
Ao nível do desporto, mais de duzentos participantes juntam-se para uma atividade de crossfit dinamizada pelo ginásio RD Sports, intitulada RDS Games, durante todo o dia de domingo, enquanto no sábado a atividade física fica por conta da Eptoliva, com a EPTO Fun Zone, que terá e-bikes, simuladores virtuais e padel disponíveis para os visitantes.
O acesso a todas as atividades tem o custo de três euros, através da aquisição de uma pulseira, à venda no local, mas também em vários locais aderentes no comércio local, nomeadamente Alambique, Bufalus, Barbearia Novo Look, Catarina Figueiredo Cabeleireira, Café Vanguarda, Mariana Veloso Cabeleireiros, RD Sports (em Oliveira do Hospital), Café Estrela do Alva, Minimercado Maria (Santo António do Alva) e Café Snack-Bar do Senhor das Almas. Pode ver o cartaz completo e seguir todas as atualizações no Instagram da APSAA.
𝘾𝙤𝙣𝙫í𝙫𝙞𝙤 𝙞𝙣𝙩𝙚𝙧𝙜𝙚𝙧𝙖𝙘𝙞𝙤𝙣𝙖𝙡 𝙢𝙖𝙧𝙘𝙖 𝙍𝙖𝙥𝙖𝙙𝙖 𝙑𝙞𝙡𝙡𝙖𝙜e
O Rapada Social, atividade de ação social do Rapada Village, é responsável por abrir a programação do evento, logo a partir das 9h30 de sexta-feira. Reúne idosos de pelo menos seis instituições do concelho, nomeadamente a própria APSAA, a Associação de Solidariedade Social Professor Virgílio Hall da Fonseca, o Centro Social de Aldeia das Dez, o Centro Social Paroquial de Ervedal da Beira, o Centro de Recreio e Convívio de Alvôco das Várzeas e a Fundação Aurélio Amaro Diniz.
Na parte da manhã, cada organização participante dinamizará jogos tradicionais, estimulando a atividade física, o espírito de equipa e a competição saudável, e no período da tarde, após um almoço conjunto partilhado entre as várias organizações, decorrerá uma atividade intitulada “Contadores de Histórias da Tradição”, em que os idosos de cada instituição contarão histórias ou partilharão poemas alusivos à sua aldeia. Este espaço terá a moderação de Mafalda Correia, autora do programa “Agora é que me livro!”, da Rádio Boa Nova.