A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai apresentar hoje, 24 de novembro, pelas 18h00, a Rota dos Mercados, uma iniciativa que pretende valorizar os mercados e feiras da Região e promover o consumo de produtos locais e sazonais. O evento de lançamento terá lugar no Mercado Municipal de Vila Nova de Poiares.
A Rota dos Mercados conta com 61 mercados e feiras dos 19 municípios da Região de Coimbra, que vão passar a estar identificados num roteiro e ter sinalização e materiais de apoio próprios para ajudar a transformar estes mercados num produto turístico. O novo roteiro poderá ser adquirido nos postos de turismo dos municípios e conta, também, com uma versão digital que poderá ser consultada nas páginas web dos municípios e em https://tastecoimbraregion.pt/
PROGRAMA:
18h00 – Boas vindas pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares (João Miguel Henriques)
18h10 – Apresentação da Rota dos Mercados (guia e mapa)
18h20 – Intervenção do Diretor Regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (Fernando Martins)
18h30 – Intervenção do Presidente do Turismo Centro de Portugal (Raul Almeida)
18h40 – Entrega das placas identificativas dos Mercados e Feiras da Rota dos Mercados
19h00 – Encerramento pela Vice-Presidente da CIM Região de Coimbra, (Helena Teodósio)
19h10 – Visita ao mercadinho de sabores dos produtores locais
Mais sobre a Rota dos Mercados:
Além de mapear mercados e feiras, a Rota dos Mercados pretende, ainda, desempenhar um papel educativo ao sensibilizar o consumidor sobre as vantagens de adquirir produtos de acordo com o calendário. Esta abordagem permite assegurar uma qualidade superior dos produtos e proporcionar preços mais acessíveis.
Além disso, a iniciativa visa estreitar laços entre consumidores e produtores, promovendo uma maior proximidade e compreensão mútua. Ao incentivar a compra direta nos mercados e feiras, a Rota dos Mercados cria a oportunidade dos consumidores interagirem diretamente com os produtores, conhecendo a origem e o processo de produção dos alimentos que adquirem.
Este projeto pretende, ainda, valorizar o receituário tradicional que já se encontra compilado na Carta Gastronómica da Região de Coimbra, lançada em 2022, com o propósito de salvaguardar e promover a gastronomia e os produtos endógenos dos 19 municípios da Região de Coimbra.
A Rota dos Mercados, um projeto financiado pelo Centro 2020, surge no âmbito da estratégia europeia “Do prado ao prato”, que visa atingir sistemas alimentares mais sustentáveis e ajudar a alcançar as ambições do Pacto Ecológico Europeu em relação à neutralidade climática na Europa.