O Município de Seia, através da Unidade de Desenvolvimento Social, está a realizar novas reuniões colaborativas em diversas freguesias do concelho, dando continuidade às dinâmicas iniciadas em abril deste ano. Estas sessões têm como objetivo ”envolver e fortalecer o tecido social local”, reunindo Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), associações, coletividades, empresas e outros agentes locais, ”tendo em vista a consolidação de uma rede de proximidade e cooperação para o desenvolvimento comunitário”.
O ciclo de reuniões teve início a 17 de outubro em Travancinha, abrangendo freguesias como a União de Freguesias de Carragozela e Várzea de Meruge e a União de Freguesias de Sameice e Santa Eulália. No dia 21 de outubro realizou-se uma nova sessão em Vide, com a participação das freguesias de Alvoco da Serra, Loriga, Sazes da Beira, Teixeira e Valezim. Estas ”dinâmicas de proximidade” continuam ao longo de novembro, com o objetivo de ”construir um plano estratégico de ação conjunto e uma visão partilhada para o desenvolvimento do concelho”.
A iniciativa visa ”fomentar um diálogo mais próximo entre as instituições e os cidadãos, promovendo a participação cívica e o estabelecimento de parcerias estratégicas que respondam às necessidades da população”. O desafio tem sido ”muito bem acolhido e participado, reforçando o compromisso de todos para com a promoção da qualidade de vida no concelho”. ”Este diálogo direto e contínuo entre os intervenientes locais fortalece o laço entre os agentes comunitários e a administração pública, consolidando uma rede colaborativa ao serviço da população”.