Os amantes de turismo de natureza e de percursos pedestres vão poder fruir, já este verão, de uma nova rota nas Aldeias de Montanha.
Aproveitando os ancestrais canais de rega da freguesia, Alvoco das Várzeas apresentou publicamente o projeto “Rota das Levadas”, num percurso de cerca de 8 km que vai fazer a ligação ao concelho de Seia e aos caminhos de montanha da Serra da Estrela.
Com inicio no largo da igreja matriz de Alvoco das Várzeas, a Rota das Levadas tem um percurso circular, ou seja, vai até ao açude da Moenda e volta para trás, seguindo, junto às levadas, até à Vide. “É um percurso interessante que faz a ligação de Alvoco das Várzeas a toda a oferta de natureza do Parque Natural da Serra da Estrela”, observou o vice presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e também presidente da Rede das Aldeias de Montanha, José Francisco Rolo, que é a entidade promotora do projeto.
Na apresentação do percurso, sábado passado, em Alvoco das Várzeas e que reuniu as forças vivas da freguesia, José Francisco Rolo sublinhou a aposta na valorização da oferta turística desta aldeia ribeirinha, encostada ao rio Alvoco, no “quadro das Aldeias de Montanha”.
“Não fazemos as coisas por acaso, só porque nos ocorre, temos um plano estratégico e objetivos sobre o que queremos fazer em cada aldeia” referiu o também vereador do turismo do Município oliveirense, acreditando que este é um primeiro passo para valorizar e cuidar de um “valor” que querem “proteger” que é a paisagem e os espaços naturais. “Queremos pôr todos a desfrutar deste corredor das levadas até à Vide”, desafiou, considerando que esta é uma rota que “não fere a paisagem” e “não fere a comunidade”, mas “aproveita as características do espaço natural existente, para proporcionar a quem nos visita o regresso a espaços ancestrais que já ouviram falar noutros locais”.
Rolo referiu-se nomeadamente às famosas levadas da Madeira, lembrando que quem as visita “fica deslumbrado” com estes espaços. Apesar de ser uma pequena rota, com uma extensão de cerca de 8km, o vice presidente da Câmara entende que este percurso é importante para fazer a “conexão” de Alvoco das Várzeas aos caminhos de montanha da Serra da Estrela”. “Há turistas a circular lá em cima e temos de reforçar a componente de porta de entrada para a Serra da Estrela a partir de Alvoco das Várzeas”, fez notar o autarca, enquadrando este projeto das levadas na estratégia de crescimento da oferta turística de natureza neste território e de valorização da própria aldeia de Alvoco das Várzeas enquanto destino turístico, que se prepara também para receber um dos primeiros espaços de coworking, na região.
Trata-se de um espaço de trabalho partilhado que vai estar disponível a pessoas de qualquer parte do país ou do mundo que queiram vir “trabalhar à distância”, a partir desta aldeia. “Este é mais um exemplo daquilo que queremos inovar na rede das Aldeias de Montanha”, afirmou Rolo, acreditando que com a Rota das Levadas vão ajudar a dar a conhecer mais sobre Alvoco das Várzeas e as suas vivências, porque “nestes espaços também há gente, há jovens com vontade de fazer coisas novas e manter vivas as aldeias”.
O novo percurso deverá estar disponível, a partir de julho, a turistas e visitantes.