A oitava edição do Prémio de Investigação Pina Manique – do Iluminismo à Revolução Liberal, ao nível de mestrado, foi entregue a uma estudante Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Trata-se de Andreia Sofia Lopes dos Santos, natural do Rio do Mel, S. Gião, e atual secretária da Assembleia de Freguesia.
Andreia Santos apresentou no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes (DHEEAA) da FLUC a dissertação “Quotidianos e Sociabilidades Rurais Setecentistas nos Concelhos da Figueira da Foz e Oliveira do Hospital”, orientada pela professora Maria Antónia Lopes.
A entrega dos prémios aconteceu ontem, dia 4, no Palácio dos Lilases, em Lisboa, numa sessão que evocou Luís de Camões e onde a historiadora Isabel Almeida proferiu uma oração de sapiência intitulada Camões e a Incerteza.
O concurso é organizado pela Academia Portuguesa de História, em parceria com a Fundação Pina Manique, e destina-se “a premiar trabalhos de mestrado com reconhecido mérito académico no âmbito da História de Portugal”.
Fontes: Faculdade de Letras da Universidade Coimbra (FLUC) e Junta de Freguesia (JF) de S. Gião