O Município de Seia vai assinalar o Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM e que este ano tem como tema “Museus, Educação e Investigação”, com iniciativas nos museus municipais, do brinquedo e da eletricidade.
Antecipando a data comemorativa, o Museu Natural da Electricidade realiza em colaboração com a EDP Produção, no dia 17 de maio, às 11h00 e às 15h00, duas visitas à Galeria Técnica da Lagoa Comprida.
As visitas guiadas dão a conhecer o túnel que permite a monitorização do comportamento da Barragem Marques da Silva, procedimento indispensável para garantir a segurança do segundo maior reservatório de água potável da Serra da Estrela.
A participação nesta atividade está limitada a 15 pessoas por visita, é gratuita, mas com marcação obrigatória junto do museu (238 316 276).
No Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, o Museu do Brinquedo inaugura, pelas 15h, a sua nova exposição temporária, intitulada “Pião: Um brinquedo sem idade”.
A exposição revela a história do pião, desde suas origens até à sua evolução como um brinquedo elaborado e decorativo. Apresenta piões tradicionais de madeira feitos à mão de países como Portugal, Brasil e Japão, até aos modernos de metal e plástico, produzidos em massa em fábricas ao redor do mundo.
Com a colaboração de entidades nacionais e internacionais, a exposição reúne representações de cerca de quarenta e cinco países, convidando os visitantes a redescobrir a magia e a diversão deste brinquedo intemporal, destacando como o pião tem unido pessoas de diferentes origens e gerações ao longo dos séculos através de jogos e tradições associadas a ele em diversas culturas.
No mesmo dia, e em associação à Noite Europeia dos Museus, este espaço museológico é palco (às 20h30) do espetáculo “Road to Golden Voice”, apresentado pela companhia de espetáculos Vozes em ½ Ponta.
O Museu do Brinquedo de Seia conta com uma exposição de 10 mil brinquedos, de Portugal e do mundo. O museu apela à fantasia das crianças e favorece, nos mais idosos, o “regresso” aos tempos felizes da infância. “Conhecer o Mundo a Brincar” é a sala que preserva a memória da cultura lúdica mundial com brinquedos típicos de todos os continentes. Na sala “Memórias de Infância” os guizos, bonecas, carrinhos, animais de pano e de borracha recordam os tempos de criança. “Brincar… é sonhar” é o espaço onde as histórias apelam ao sonho e à imaginação. Os brinquedos tradicionais portugueses, de papel, barro, madeira, canas, cortiça … são exemplos da identidade cultural de Portugal, por várias décadas de brincadeiras.
O Museu Natural da Electricidade nasceu a partir da centenária Central Hidroelétrica da Senhora do Desterro e tem como missão divulgar o património tecnológico, histórico, natural e social associado à produção de energia elétrica em Portugal, de 1909 até à atualidade. A exposição permanente é composta por quatro grupos geradores de energia equipados com turbinas Pelton e alternadores síncronos, equipamentos que, durante nove décadas, permitiram o fornecimento de eletricidade a 18 concelhos dos distritos da Guarda, de Viseu e de Castelo Branco.