No âmbito da terceira edição do projeto municipal FILARMONIAS, a Sociedade Musical Estrela Da Beira (SMEB), de Santa Marinha, irá apresentar-se no palco da Casa Municipal da Cultura a 20 de julho, pelas 21h30, com o espetáculo “Magister – O tributo”.
A SMEB escolheu para esta edição homenagear os seus últimos maestros, uma forma de celebrar o legado que inspirou gerações de músicos. Entre os nomes que neste dia serão celebrados, estão José Nobre, José Conde, António Ressurreição, Miguel Gonçalves, João Oliveira e o Maestro Virgílio Silva.
O concerto será ainda enriquecido com a participação especial da Maestrina Diana Dias.
Fundada em 1846, a Sociedade Musical Estrela Da Beira possui um legado de 177 anos de dedicação à música e à cultura no concelho. Ao longo dos anos, tem sido um pilar na promoção da música e cultura, além de incentivar a responsabilidade e o desenvolvimento pessoal entre os jovens músicos, inspirados pelo exemplo dos seus maestros.
O projeto “Filarmonias”, criado em 2022 pelo Município, tem como objetivo divulgar e valorizar as cinco coletividades musicais do concelho. Estas bandas filarmónicas, muitas delas centenárias, desempenham um papel essencial na formação musical e na vida cultural das comunidades locais.
A edição de 2024 do projeto “Filarmonias” teve início a 24 de abril com a Banda Torroselense Estrela D’Alva. O segundo concerto será realizado pela Sociedade Musical Estrela Da Beira a 20 de julho. Seguem-se as atuações da Banda de Santa Cecília de São Romão a 15 de setembro, da Filarmónica 1.º de Janeiro de Carragozela a 27 de outubro, da Banda Torroselense Estrela D’Alva a 17 de novembro e, encerrando esta edição, da Sociedade Recreativa Musical Loriguense a 8 de dezembro.