Faleceu mulher de Ervedal da Beira que tinha sofrido queimaduras graves ao tentar fugir do fogo em 15 de outubro.
É a 13ª vítima dos incêndios de outubro no concelho de Oliveira do Hospital. Ao fim de oito meses, Bernarda Matias, de 66 anos, não resistiu às queimaduras graves sofridas quando tentava fugir do fogo, em Ervedal da Beira, tendo falecido no passado dia 15, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
A vítima mortal era funcionária da junta de freguesia de Ervedal da Beira e residente nesta mesma freguesia e terá sido apanhada pelas chamas quando tentava, juntamente com um sobrinho, fugir de carro. À saída da povoação, a viatura em que seguiam despistou-se e acabou ser atingida pelo fogo.
O sobrinho ainda conseguiu escapar, tendo no entanto sofrido algumas queimaduras, com menor gravidade.
Inicialmente transportada para o Hospital de S. José, em Lisboa, o estado de saúde de Bernarda Matias inspirou sempre cuidados, com queimaduras em cerca de 50 por cento do corpo e o sistema respiratório muito afetado. A mulher é a 13ª vítima mortal dos incêndios em Oliveira do Hospital e a 50ª em toda a região atingida pelos trágicos incêndios de 15 e 16 de outubro.
Na última reunião pública, o executivo camarário, aprovou um voto de pesar pelo falecimento de falecimento de Bernarda Matias, com o presidente da Câmara e o vereador do PSD, ambos conterrâneos da vítima, a lamentarem mais este desfecho trágico, oito meses depois do maior incêndio florestal de que há memória na região e no país.