A Santa Casa da Misericórdia de Galizes confirma ter 27 utentes e seis funcionários do lar S. João de Deus infetados com Covid-19. A cadeia de transmissão terá tido origem num funcionário que testou positivo, há mais de uma semana, o que levou, de imediato, a instituição a desencadear a realização de testes rápidos, de onde resultaram logo seis casos positivos.
Bruno Miranda, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Galizes adianta que, passados mais alguns dias, foram feitos novos testes, que acabaram por confirmar aquilo que ninguém queria crer: 27 utentes e seis colaboradores positivos. “Têm sido dias muitos difíceis, muito complicados”, desabafa o provedor, confortando-o o facto de todos estarem “assintomáticos ou com sintomas muito ligeiros”. “Não há para já nenhuma situação a inspirar cuidados, estão muito estáveis, muito calmos” refere, adiantando que os utentes infetados estão agora isolados dos restantes, que “acabam por ser menos”.
Bruno Miranda aproveita de resto para agradecer e tranquilizar as famílias que “têm sido muito compreensivas”. “Sabem que até agora também temos feito tudo para proteger os nossos utentes. Desde Março que ninguém entra no lar, não há visitas, no lar de Nossa Senhora da Visitação ainda temos um espaço próprio onde as famílias podem ver os seus familiares através de um vidro, mas neste não, não entra ninguém”, garante o provedor, lembrando que a partir do momento em que há um caso positivo, a disseminação do vírus, nestas instituições, “dispara logo”. “Esta população utente não usa máscara e por isso é muito fácil o contágio”, considera o provedor, que espera não ter “mais surpresas” no lar de Nossa Senhora da Visitação, onde estão também a testar novamente funcionários e utentes.
“Na instituição os funcionários dos dois lares não se cruzam, mas há cruzamentos familiares e aí é que está o risco”, sublinha Bruno Miranda, que tem pela frente uma quadra natalícia seguramente menos tranquila, com um lar quase inteiro isolado com Covid-19. Refira-se que além deste lar para pessoas portadoras de deficiência, a Santa Casa da Misericórdia tem ainda outro lar em Galizes – Lar de Nossa Senhora da Visitação, com cerca de 60 utentes e mais de 20 funcionários.