Decorreu nos dias 24 e 25 de novembro, no Espaço CULTIVA, em Tábua, a final do Programa de Aceleração Tourism UP, onde 13 startups apresentaram os seus Pitches finais.
O Tourism Up, promovido pelos Territórios Criativos, é um programa de aceleração pensado para apoiar startups do setor do Turismo, no desenvolvimento dos seus modelos de negócio e na captação de investimento, através de uma metodologia de capacitação, mentoria e criação de redes de contactos.
Esta 4ª edição, de âmbito nacional, centrou a sua ação no potencial instalado nos territórios de baixa densidade, tendo-se dirigido a Startups inovadoras que aí promovam projetos de Turismo.
O Programa iniciou-se com um roadshow que passou por 34 municípios a nível nacional, envolvendo mais de 30 parceiros; tendo sido submetidas mais de 60 candidaturas, entre as quais foram selecionadas as 13 startups finalistas.
Na sessão de boas-vindas, o Vereador do Turismo David Pinto, congratulou.se com a escolha de Tábua para a realização desta final, tendo efetuado uma apresentação sobre o Concelho e as oportunidades que este oferece para o desenvolvimento de atividades na área do turismo.
No Tourism UP, os finalistas apresentaram os seus Pitches a um painel de jurados que avaliou as propostas apresentadas e decidiu a classificação final de acordo com os critérios definidos.
O vencedor do Concurso foi o projeto “Caminho de Cabras”, apresentado por João Martins e Indie Guest, empreendedores e apaixonados pela natureza e pelo turismo, o qual pretende ser uma experiência única ao ar livre em pleno Parque Natural da Serra da Estrela em que os turistas podem realizar circuitos de caminhada guiados por cabras montanheiras da região, sendo que as aventuras são personalizáveis para diferentes níveis de habilidade e interesses.
Na sessão de encerramento, o Presidente da Câmara Municipal de Tábua, saudou os vencedores, mas sobretudo todos os empreendedores que tiveram a coragem de apresentar as suas ideias de negócio e com elas contribuir para a transformação do potencial dos territórios em produtos turísticos com valor de mercado, gerando riqueza e criando novos postos de trabalho nestas regiões.
Ricardo Cruz, reforçou que o apoio ao empreendedorismo tem sido uma forte aposta do Município, sendo o Espaço CULTIVA um exemplo de que a promoção da inovação e da criatividade, e a atração e fixação de jovens qualificados, são elementos fundamentais da estratégia de desenvolvimento preconizada para o Concelho.
O Tourism Up é promovido pelos Territórios Criativos e contou com o apoio do Turismo de Portugal, no domínio do Programa Fostering Innovation in Tourism 2.0, de acordo com as prioridades da Estratégia Turismo 2027 e no Plano de Ação «Reativar o Turismo – Construir o Futuro», bem como com o apoio do Município de Coruche.