Decorreu, em Tábua, de 27 de julho a 02 de agosto de 2020, a primeira ação do projeto DOIS PONTOS: Residências de Criação Artística e Literária.
Dez jovens participaram na residência de fotografia orientada pelo fotógrafo Tiago Cerveira.
Sarah Beirão foi a escritora que os jovens tiveram como referência para a criação que agora apresentam à comunidade.
Sarah Beirão (1880 – 1974) foi uma personalidade singular do panorama cultural e político do século XX em Portugal. Uma mulher moderna de rara coragem e elevação que expôs e defendeu com elegância e militância as suas ideias. O seu brilho foi generosamente usado para contrariar sistemas e mentalidade mais obscuras, como por exemplo afirmando a emancipação das mulheres em oposição ao conservadorismo e autoritarismo. Jornalista, escritora, cronista, filantropa, foi igualmente activista dos direitos das mulheres e da igualdade de género, republicana e defensora dos direitos dos animais.
“Uma experiência incrível. Aprendi várias técnicas de uma forma leve e divertida. Aprendi, principalmente, a olhar a vida de uma maneira diferente. Uma semana incrível com pessoas maravilhosas! Para repetir!” defendeu Inês Sousa, participante de 17 anos. Já Gonçalo Silva, de 18 anos diz que “Sem dúvida uma das melhores experiências da minha vida. Aprendemos a fazer arte e magia com uma câmara fotográfica”.
Tiago Cerveira, foi o fotógrafo residente que durante toda a semana partilhou as técnicas de fotografia e orientou o projeto final, adianta que “Tive a sorte de conhecer um grupo fantástico. Talento e capacidade de trabalho não falta a estes 10 jovens. Penso que honrámos a Mulher e Escritora Sarah Beirão. A sociedade ganhou dez novos fotógrafos e eu ganhei dez novos amigos.”
Esta iniciativa foi a primeira de seis residências de criação artística e literária em várias áreas (Fotografia, Arte Urbana, Banda Desenhada, Escrita Criativa, Teatro e Cinema) que ao longo de três anos vão aproximar os jovens entre os 14 e os 20 anos dos livros e da leitura.
A próxima residência, de Arte Urbana, vai decorrer entre 07 e 13 de setembro de 2020, e será orientada pelo artista plástico Luiz Morgadinho também a partir da vida e obra de Sarah Beirão.
Este é um trabalho apoiado pelo Plano Nacional de Leitura através do projecto “Movimento 14-20 a ler” e é desenvolvido em parceria entre o Agrupamento de Escolas de Tábua, a Câmara Municipal de Tábua, a Gambiarra Associação Cultural e a escola profissional EPTOLIVA.