O Município de Oliveira do Hospital vai promover o “Festival Municipal da Canção” e o “Soltem Talentos”, iniciativas dirigidas às crianças e jovens do concelho que podem subir ao palco e mostrar a sua veia artística.
O VI Festival Municipal da Canção tem inscrições abertas até 30 de abril e destina-se a crianças e jovens do concelho, com idades entre os 5 e os 15 anos que participarão em dois escalões: infantil dos 5 aos 10 e juvenil dos 11 aos 15 anos. Cada participante poderá interpretar apenas uma canção, enquadrada no âmbito do tema proposto que privilegia os autores e cantores da música portuguesa, sendo que as canções poderão ser interpretadas em palco, individualmente, em duo ou em trio.
As inscrições encontram-se a decorrer até ao próximo dia 30 de abril e devem ser efetuadas através do preenchimento do respetivo formulário pelos encarregados de educação dos participantes. As fichas de inscrição – disponíveis no site do Município de Oliveira do Hospital – devem ser entregues através do email [email protected] ou em mão junto do Gabinete de Apoio à Vereação, nos Paços do Município. É obrigatório também o envio ou entrega de um vídeo até 2 minutos com o tema escolhido pelo participante.
O espetáculo do VI Festival Municipal da Canção acontecerá no dia 3 de junho, no Parque do Mandanelho, com acompanhamento de banda ao vivo, durante o qual os concorrentes apresentarão as suas interpretações musicais. Um júri, constituído por três elementos, avaliará os candidatos de acordo com critérios como afinação, ritmo, voz, interpretação, postura em palco. O Festival Municipal da Canção visa fomentar o convívio entre crianças das diversas freguesias do concelho; sensibilizar as crianças para a música, proporcionando uma maior diversidade cultural e motivar as crianças para a interatividade com a música, entre outros objetivos.
Relativamente ao concurso Soltem Talentos 2023, as inscrições decorrem até 21 de maio e é dirigido aos jovens residentes no concelho, com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos. Os interessados podem efetuar a sua inscrição, individualmente ou em grupo, numa das seguintes áreas a concurso: Voz/Dramaturgia (teatro, declamação, stand-up comedy); Música (canção ou instrumental, a solo ou em banda); Dança (clássica, moderna, contemporânea) e Artes Circenses (magia, equilíbrio, acrobacia, malabarismo).
O concurso “Soltem Talentos 2023” visa descobrir novos valores e dar oportunidade aos jovens do concelho de mostrarem as suas aptidões artísticas. A formalização da inscrição nesta 9.ª edição do concurso deve ser efetuada até 21 de maio através do preenchimento de ficha própria que deve ser remetida para a Câmara Municipal por email [email protected] ou entregue em mão no Gabinete de Apoio à Vereação.
Para seleção dos concorrentes presentes na final, limitada a doze participações, poderão realizar-se espetáculos de seleção. A final terá lugar no Parque do Mandanelho, em data ainda a designar, onde os concorrentes serão avaliados por um júri. Serão atribuídos prémios monetários aos três primeiros classificados, no valor de 350 euros, 200 euros e 100 euros, que devem ser utilizados em compras no comércio local.
Para mais informações sobre as duas iniciativas culturais promovidas pela Câmara Municipal devem ser consultados os regulamentos no site da autarquia – disponíveis em https://tinyurl.com/59vba8km – onde estão também disponíveis em suporte digital as respetivas fichas de inscrição.
foto: arquivo