A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Tábua promoveu ontem, Dia Mundial da Criança, uma série de atividades no âmbito do Projeto “Tecer a Prevenção”, onde os Direitos das Crianças e a Prevenção dos Maus Tratos na Infância, foram as temáticas abordadas.
Com o apoio do Município, foram construídos dois Laços Azuis Humanos pela Prevenção dos Maus Tratos na Infância, um no Campo Dr. A Costa Júnior, em Tábua, e outro na E.B.I. Midões, com a participação das crianças do Agrupamento de Escolas de Tábua, da creche do Centro Paroquial de Midões, do jardim-de-infância da Santa Casa Misericórdia, dos idosos da Fundação Sarah Beirão, e da comunidade que se quis associar a esta festa.
Ao fim da tarde, na Biblioteca Pública Municipal João Brandão, foi inaugurada uma Exposição com trabalhos sobre os Direitos da Criança, realizados não só pelas crianças que frequentam as escolas, jardins-de-infância e Atl’s do concelho, como também por elementos da comunidade. O dia terminou com a Mostra dos “Doces dos Afetos”, elaborados pelas pastelarias/padarias do concelho que aceitaram o desafio de criar um “doce do afeto” para assinalar este dia.
Para a Presidente da CPCJ de Tábua, Ana Paula Neves, esta foi uma forma de assinalar este dia tão significativo para as crianças, chamando a atenção da comunidade para uma problemática atual e preocupante, que nos obriga a estar cada vez mais atentos aos comportamentos e pedidos de ajuda, por vezes silenciosos, das nossas crianças.