O conhecido artista urbano Tiago Hacke está em Oliveira do Hospital para pintar um mural no antigo reservatório de água da cidade. A partir de hoje, 8 de junho, e até domingo, 13 de junho vai ser possível acompanhar a execução da sua pintura mural no reservatório situado na Avenida Carlos Campos.
Tiago Hacke foi um dos artistas que se inscreveu nas residências artísticas do Festival Montanhas d’Artes, financiado pela Direção-Geral das Artes, tendo assegurado de acordo com as normas regulamentares do festival, o apoio logístico e material para executar o seu trabalho. Contudo a chuva que se fez sentir na data prevista para a sua residência artística, em abril, impossibilitou a execução da mesma.
Tendo ficado a promessa do regresso, este conceituado artista urbano volta agora à cidade de Oliveira do Hospital para dar cor ao antigo depósito de água onde se propõe pintar um mural com as espécies faunísticas dos ecossistemas aquáticos do concelho de Oliveira do Hospital.
Nas palavras de Hacke, o mural irá criar a “ilusão de ótica de um aquário com peixes e espécies dos rios do concelho de Oliveira do Hospital”. A pintura mural começa a ganhar forma e cor a partir desta terça-feira, 8 de junho, e é o melhor convite para que todos os oliveirenses acompanhem diariamente a evolução desta pintura ao vivo.
O resultado final estará aos olhos de todos a partir de domingo, dia 13 de junho, e vai certamente imprimir um novo colorido ao local, na Av. Carlos Campos, que ficará no mapa das atrações da cidade e do concelho.
Sobre o artista:
Tiago Hacke, nascido em 1985 em Offenbach, Alemanha, reside em Cascais. Pintor muralista, licenciado em Belas Artes – Pintura, em Manchester, Reino Unido. Mestrado na Escola de Belas Artes de Paris, França. Começou a pintar graffiti em 1998. Aos 17 anos emigrou com a família para o Luxemburgo. Residiu depois em França, durante 6 anos.
Aos 30 anos de idade decidiu regressar a Portugal e dedicar-se exclusivamente à pintura. A pintura mural é atualmente a sua atividade profissional principal.