Iniciado em 2003, este Torneio, está desde o seu início integrado no Ranking Nacional da Federação Portuguesa de Damas, conquistando em cada edição mais aderentes e projecção. É de tal ordem o prestígio desta competição, que nem a interrupção forçada pela Pandemia, demoveu os melhores jogadores nacionais de marcar presença impreterível no Torneio Nacional de Damas de Meruge.
Estão nesse lote os graduados como “grandes mestres” e “mestres internacionais” Tiago Manuel, Nuno Vieira, José Carlos Anjos, Joaquim Silva (Pardal), Carlos Bastos e o Dr. Vaz Vieira.
Para além da disputa individual pelo primeiro lugar e a soma dos respectivos pontos para a classificação do “ranking” nacional, este Torneio de Damas de Meruge, conta também para a classificação por equipas, estando neste momento já inscritas doze, de lugares tão diversos como Lisboa, Murça, Penafiel, S. João da Madeira, Almada, Gouveia, Cucujães, Espinho, Mangualde, Coimbra, Vila do Conde e Oliveira do Hospital.
Muito valorizada por todos os jogadores é a componente da excelência da organização e, sobretudo, a sessão final onde são servidos a todos os jogadores e pessoal da logística, os primores da gastronomia merugense, nomeadamente o Arroz de Suã, os enchidos e o Arroz Doce de Anis.
Esta importante iniciativa lúdico/desportiva tem o apoio do Município de Oliveira do Hospital, da Associação dos Amigos de Meruge (em cujo salão vai decorrer o Torneio), da Associação D.S.C. Vale do Cobral, sendo organizada pela Junta de Freguesia de Meruge, com o apoio inestimável do Senhor António Monteiro e do Senhor João Silvério. Na diversidade de propostas desportivas e culturais, que acontecem na Freguesia de Meruge, o Torneio Nacional de Damas conquistou já um lugar privilegiado.
Os melhores damistas do País, escolhem o Torneio de Meruge, para travar os grandes duelos com os seus rivais. Se conhece a modalidade, ainda se pode inscrever até dia 25 de Julho e participar. Se não conhece, venha até Meruge e aprenda a jogar um dos mais icónicos jogos de mesa que se pratica em Portugal e em muitos países de todo o mundo. Sábado, 27 de Julho, às 14,30 horas, “saem as brancas”.