A atividade turística no Centro de Portugal está a registar, este ano, um crescimento que supera a média nacional, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao mês de setembro. A região destaca-se por subidas expressivas nos principais indicadores, como dormidas, receitas dos alojamentos turísticos e número de hóspedes, conforme nota de imprensa enviada pelo Turismo Centro de Portugal.
Entre janeiro e setembro, as dormidas no Centro de Portugal ultrapassaram os seis milhões e quinhentos mil, representando um aumento de 5,23% face ao mesmo período de 2023, que já tinha sido o melhor ano de sempre para a região. Este crescimento supera a média nacional, que se fixou nos 3,88%. O desempenho no indicador dos proveitos nos alojamentos turísticos foi ”igualmente muito positivo”: nos primeiros nove meses do ano, os proveitos na região atingiram 401,4 milhões de euros, uma receita 10,23% acima do mesmo período de 2023.
No que toca a hóspedes, o Centro de Portugal registou um total de 3,65 milhões entre janeiro e setembro, um aumento de 5,96% comparativamente ao ano anterior.
Para o presidente do Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, estes resultados reforçam o dinamismo da região e da sua atratividade enquanto destino turístico: “Os números falam por si. O crescimento sustentado da atividade turística no Centro de Portugal é uma realidade e demonstra a estratégia acertada que foi definida, assim como o trabalho excecional dos agentes do setor, que têm sabido valorizar as potencialidades únicas da região. Vamos continuar a apostar na promoção do destino e na melhoria da qualidade da oferta turística para consolidar este trajeto de sucesso”.