A campanha de Vacinação Antirrábica 2024 e identificação eletrónica de animais domésticos decorre a partir do dia 21 de junho, em datas pontuais, em todas as freguesias do concelho de Oliveira do Hospital.
Assente no lema “Vacinar é Cuidar”, o Município de Oliveira do Hospital, em consonância com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, promove a campanha periódica de vacinação e de identificação eletrónica dos animais domésticos e o registo no SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia.
A ação, exclusiva à vacinação de canídeos, pretende prevenir a profilaxia da raiva e outras zoonoses e é desenvolvida pelos Serviços Veterinários Municipais de Oliveira do Hospital até ao dia 23 de julho, em datas e horas pontuais definidas para as várias localidades das freguesias de Oliveira do Hospital.
No ato da vacinação, os detentores devem fazer-se acompanhar da respetiva identificação do animal, bem como do boletim sanitário. Os animais devem estar devidamente confinados, com trela.
Nesta ação, a vacina antirrábica tem o custo de 10 euros e o boletim sanitário, a ser necessário, caso o animal ainda não possua, tem o custo de um euro. A inscrição do SIAC custa 2,5 euros. A colocação do microchip interno de identificação do animal é gratuita.
A campanha arranca em São Gião, no dia 21 de junho, às 09h30, seguindo-se, nos períodos horários da manhã, as localidades de Parceiro, Rio de Mel, Póvoa das Quartas e Chamusca da Beira.
A tarde do dia 21, contempla a vacinação animal em Lagos da Beira, a partir das 14h30, seguindo-se Vila Franca da Beira, Fiais da Beira, Póvoa de São Cosme, Lageosa, Poeiro e Ervedal da Beira.
No dia 26 de junho, a vacinação decorre a partir das 14h30 em Aldeia Formosa, seguindo-se as localidades de Sobreda, Seixas, Vale Torto, Pedras Ruivas e Felgueira Velha.
A Campanha de Vacinação Antirrábica no Município de Oliveira do Hospital prossegue em julho, dia 2, às 14h30 em Vilela e, depois, Vendas de Galizes, Senhor das Almas, Nogueira do Cravo e Aldeia de Nogueira.
No dia 5 de julho é a vez do período de vacinação animal em São Paio de Gramaços, às 15h00. No Canil Municipal a vacinação decorre às 15h30 e, a seguir, em Gavinhos de Baixo.
A 6 de julho é a vez de serem vacinados animais em Lagares da Beira e Seixo da Beira, às 15h00 e às 16h30, respetivamente.
A equipa dos Serviços Veterinário continua com o processo de vacinação no dia 10 de julho, a partir das 14h30, em Santa Ovaia, seguindo depois para Digueifel, Pinheirinho, Casal de Abade, Quinta da Galvã, Cabeçadas, Quinta da Meda e Lourosa.
O dia 16 de julho está reservado à vacinação de animais, a partir das 15h00, em Aldeia das Dez, Goulinho e Chão Cimeiro, Vale de Maceira, Chão Sobral, Avô e Vila Pouca da Beira.
O processo decorre no dia 19 de julho, igualmente a partir das 15h00, em Bobadela, Negrelos, Andorinha, Travanca de Lagos, Nogueirinha e Meruge
A vacinação animal termina no dia 20 de julho. O procedimento começa às 09h30 em Quintas de São Pedro e passa por Penalva de Alva, Formarigo, Moita, Caldas de São Paulo, Santo António do Alva, Alvoco das Várzeas, Parente, Ponte das Três Entradas, São Sebastião da Feira, Merujais e Carvalha, onde se prevê a chegada da equipa dos Serviços Veterinários pelas 17h00.
Mais informações sobre a Campanha de Vacinação Antirrábica promovida pelo Município de Oliveira do Hospital podem ser consultadas nas juntas de freguesia, nas páginas de facebook do município e dos Serviços Veterinários Municipais de Oliveira do Hospital, ou através do e-mail, [email protected]
A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assume a preocupação com o bem estar-estar e o cuidado animal e, de forma continuada e permanente, através dos Serviços Municipais Veterinários tem vindo a desenvolver campanhas de vacinação e de sensibilização para as questões da adoção responsável.