Teve lugar na passada quinta feira, dia 4, a tomada de posse da nova presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Coimbra (ESTGOH) em Oliveira do Hospital. Vera Cunha, docente da escola, assume o lugar por um mandato de quatro anos.
Numa cerimónia marcada pela ausência da comunidade educativa, face à situação de pandemia e ao cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde no que diz respeito à segurança sanitária, a nova responsável afirmou que a ESTGOH quer “continuar a melhorar e a crescer no interior, num território que agregue as pessoas que fazem parte da instituição e todas as entidades externas à escola”.
Vera Cunha recordou o percurso da escola marcado “por grande oscilação” e a envolvente das instituições de ensino superior, que é complexa, assinalada pela redução de financiamento, dificultada pelas assimetrias regionais e agravada pelas questões demográficas. “Estes desafios exigem respostas concretas e coerentes”, disse a nova presidente, garantindo que a estratégia da escola passa por várias questões relevantes, entre elas, o reforço do papel da ESTGOH no contexto regional, a estabilização da oferta formativa, a aposta na investigação como um fator de competitividade, a formação de jovens e dinâmicas de internacionalização. Para isso foi traçado um plano global de ação com compromissos assumidos no ensino, na investigação, na afirmação e no desenvolvimento regional, e que passam por uma escola “mais coesa, comunicativa, competitiva e participativa”.
Vera Cunha referiu-se ainda à celebração dos 20 anos de existência da escola, que se assinalam este ano, e à necessidade de novas instalações e de alojamento para estudantes deslocados.