A Sociedade Recreativa Penalvense (SRP) promove a realização da VI Semana Cultural de Penalva de Alva, que decorre entre o próximo sábado, dia 21, até 29 de dezembro, “prometendo uma programação rica e diversificada, com atividades culturais, musicais e gastronómicas para toda a comunidade e visitantes”, segundo comunicado enviado pela SRP.
Este evento, “um marco no calendário cultural da região”, apresenta uma programação “diversificada” que inclui concertos de rock, de samba e de viola amarantina, bem como exposições, uma mostra de cinema, um concerto arquivo sonoro, workshops interativos e uma sessão de observação astronómica. Tudo isso é complementado por uma oferta variada de comidas e bebidas, “garantindo momentos de convívio e celebração para todos os participantes”.
“Um programa diverso e imperdível”
A VI Semana Cultural de Penalva de Alva começa a 21 de dezembro com um sábado “repleto de atividades” para dar início a este festival. Com início às 9h30, os participantes inscritos têm a oportunidade de explorar as técnicas e os segredos da fotografia num workshop guiado pelo fotógrafo João Baptista, “que promete inspirar tanto iniciantes quanto entusiastas desta arte visual”. À noite, a “animação ganha intensidade” com os concertos de duas bandas de renome da cena metal portuguesa: os Allamedah, com atuação agendada para as 22h00, e os Blame Zeus, que sobem ao palco às 23h30. Para complementar este dia é servido um jantar de porco no espeto antes dos concertos.
No domingo, 22 de dezembro, às 16h00, a tradição ocupa o “centro das atenções” com uma demonstração “única da belíssima” viola amarantina, apresentada pelo músico Rui Fernandes. “Este instrumento, símbolo de identidade cultural, traz um toque especial à programação, destacando a riqueza da música tradicional portuguesa”.
A segunda-feira, 23 de dezembro, convida os participantes a olhar para o céu com uma noite dedicada à observação astronómica, dinamizada em parceria com a recém-formada Associação de Astronomia do Alva. Este momento está marcado para as 21h00 e “promete ser uma experiência fascinante para todas as idades, permitindo aos curiosos explorar os mistérios do universo”.
Na véspera de Natal, 24 de dezembro, a comunidade reúne-se para a tradicional Fogueira de Natal, que este ano tem lugar num novo espaço: a sede da SRP (Areal). O momento é acompanhado por vinho quente e canções natalícias. Já no dia de Natal, 25 de dezembro, às 22h00, as festividades continuam com o habitual Quiz Cultural, “um momento de entretenimento e diversão que desafia os conhecimentos dos participantes em várias áreas”.
Na quinta-feira, 26 de dezembro, é a vez de Tiago Cerveira trazer o seu “aclamado” projeto documental “Rostos da Aldeia” para o evento, com uma sessão especial agendada para as 21h00. De seguida, e para fechar a noite, Luís Antero apresenta o Concerto Arquivo Sonoro da União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, “um tributo à riqueza do património sonoro local”.
A música regressa “em força” na sexta-feira, 27 de dezembro, com dois concertos “imperdíveis”. Às 21h00, Xô Torres mergulha nas raízes da música popular e tradicional portuguesa e, pelas 22h00, sobe ao palco Português Ninguém, nome artístico de Luís Oliveira, “uma figura bem conhecida e acarinhada pelos penalvenses”.
No sábado, 28 de dezembro, às 22h00, “os ritmos vibrantes do samba invadem Penalva de Alva” com a atuação da banda Beira do Samba, grupo formado por brasileiros residentes em Portugal. “Esta noite é uma verdadeira viagem pelas sonoridades do Brasil, com um repertório que homenageia autores como Riachão, Bezerra da Silva, Martinho da Vila, Clara Nunes e muitos outros”.
A Semana Cultural culmina no domingo, 29 de dezembro, com um almoço convívio que convida toda a comunidade a reunir-se para encerrar este evento “de forma calorosa e especial”. “Este momento de partilha é o encerramento perfeito para uma semana repleta de cultura, música, tradição e amizade”, conclui Miguel Santos, da Direção da SRP.
“Seis edições a agitar o interior”
Organizada pela SRP, a Semana Cultural de Penalva de Alva é uma “iniciativa de difusão e valorização de projetos artísticos e culturais de referência, sustentada na irreverente defesa da interioridade, da natureza e das tradições locais”, de acordo com a Sociedade.
A primeira edição nasceu logo após os incêndios de 15 de outubro de 2017, que afetaram toda a região do Vale do Alva. Em face da tragédia, a aldeia de Penalva de Alva “procurou revitalizar-se a partir da cultura, valorizando cada vez mais as tradições”. A VI Semana Cultural de Penalva de Alva “reafirma-se com o mesmo intuito, promovendo a cultura local e nacional, a união da comunidade e o dinamismo da região”.
“Contamos com a vossa presença para celebrar connosco esta semana inesquecível!” é o convite que Miguel Santos deixa a toda a comunidade e visitantes, em nome da SRP, para visitarem a VI Semana Cultural de Penalva de Alva. Toda a informação sobre o evento encontra-se disponível na página de Facebook oficial da iniciativa: https://www.facebook.com/semanaculturalpenalvadealva/