A “VII fesTA.coh – Festival de TUNAS ACADÉMICAS cidade Oliveira do Hospital” realiza-se este sábado, 28 de abril, pelas 21h30, no Auditório da Casa da Cultura “César Oliveira”.
Participam este ano a concurso as seguintes TUNAS:
– CARPE TUNA (Real Tuna Académica da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova);
– CORAL QUECOFÓNICO DO CIFRÃO (Tuna da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra);
– JÁ B’UBI & TOKUSKOPUS (Orquestra Académica da Universidade da Beira Interior da Covilhã);
– REAL FORTUNA ACADÉMICA DE COIMBRA.
Oito prémios obrigatórios estarão a concurso: cinco coletivos, “Melhor Tuna”, “Tuna Mais Tuna”, “Melhor Serenata”, “Melhor Instrumental” e “Melhor Passe Calles”, e três individuais: “Melhor Solista”, “Melhor Pandeireta” e “Melhor Porta-Estandarde”. Haverá ainda mais um prémio coletivo de participação facultativa, denominado “Catraia de São Paio Capital do Cobre e Latão”, a atribuir ao “Melhor Original”.
Extra-concurso, e como anfitriãs, sobem ainda a palco nesta noite a Estunina e a Estotuna D’Espital, respetivamente, tunas feminina e masculina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital.
Mais cedo, a partir das 15h30 inicia-se o “Passe Calles” com paragem em oito pontos de restauração da cidade, onde as tunas a concurso serão avaliadas pela sua animação.
Evento cultural e lúdico este, que mais uma vez, pretende também contribuir para a promoção da E.S.T.G.O.H. enquanto instituição pública de ensino superior deste concelho e região do interior do país, assim como, para um maior envolvimento social da comunidade local com os seus estudantes.