O período de votação para as propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ), uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital em parceria com o Conselho Municipal da Juventude, começou no dia 25 de outubro e termina este domino, dia 10 de novembro, conforme indica nota de imprensa enviada pelo Município.
A votação decorre online, em https://participa.gov.pt/base/home, uma plataforma de suporte aos processos participativos da Administração Pública, permitindo a participação dos cidadãos e cidadãs através de tecnologias ”simples, seguras e confiáveis”. O ataque informático que afetou os serviços da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), tornando indisponível o acesso ao referido website, obrigou a uma alteração do período de votação inicialmente previsto.
Há seis candidaturas em votação na edição deste ano em que foi reforçado o valor de dotação para a operacionalização das propostas vencedoras para12 mil euros. Serão aprovadas as duas propostas mais votadas, às quais será atribuído o montante de 5.500 euros, respetivamente, podendo ser atribuído um montante adicional de até mil euros, mediante apresentação de comprovativos de despesa, à proposta mais votada. Podem participar na votação os cidadãos que tenham idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos de idade que sejam trabalhadores, estudantes, residentes ou naturais do concelho de Oliveira do Hospital.
Até a próximo domingo, dia 10, pode votar numa das seguintes candidaturas, através do link https://participa.gov.pt/base/initiatives/Uv0ruLY2bO/proposals, onde se encontra a informação relativa ao OPJ de Oliveira do Hospital e cada uma das propostas:
OPJOH2024-3 | VI Semana Cultural em Penalva de Alva
OPJOH2024-4 | Infraestrutura de apoio ao Arraial Social I Alvoco das Várzeas
OPJOH2024-6 | Requalificação do Parque Desportivo de São Miguel, Associação Desportiva de
Lagos da Beira
OPJOH2024-7 | Construção do Observatório Astronómico – São Gião
OPJOH2024-8 | Acabamento cozinha – Pavilhão Senhor das Almas
OPJOH2024-9 | Lagares Sem Fronteiras
O OPJ assume-se como ”um processo de consulta direta aos jovens, dando-lhes a oportunidade de apresentar propostas com projetos que considerem de interesse para o concelho de Oliveira do Hospital, promovendo, assim, uma democracia de proximidade”, assinala o vereador do pelouro da Juventude, Nuno Ribeiro.
Com esta iniciativa, o Município de Oliveira do Hospital procura ”alicerçar um modelo de gestão autárquica mais participada e informada, fomentando o exercício de uma cidadania informada, ativa e responsável dos jovens nos processos de governação local com vista à definição de prioridades no investimento municipal”. O orçamento procura ainda ”incentivar o diálogo entre eleitos, técnicos municipais, cidadãos e a sociedade civil, de forma organizada, na procura das melhores soluções para os problemas, tendo em conta os recursos disponíveis”.