Realiza-se hoje, a partir das 14h30, na Casa da Ribeira, em Viseu, a sessão pública de apresentação dos World Cheese Awards – Viseu 2024, que contará com a presença das Comunidades Intermunicipais de Viseu Dão Lafões, da Beiras e Serra da Estrela, da Beira Baixa, da Região de Coimbra, bem como da Entidade Regional da Turismo Centro de Portugal, da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, da InovCluster e da empresa Urban Natur.
O evento, conhecido como os Óscares do Queijo, é organizado há mais de três décadas pela Guild of Fine Food. Entre os dias 14 e 17 de novembro, Viseu será o palco deste encontro, que reunirá os maiores produtores de queijo do mundo. Mais de 4.500 queijos, provenientes de cerca de 40 países, serão avaliados por um júri composto por mais de 250 especialistas de 38 nacionalidades.
A iniciativa terá lugar pela primeira vez em Portugal e será a 36.ª edição daquele que é o maior evento dedicado exclusivamente ao queijo a nível mundial. A cidade de Trondheim, na Noruega, foi a anfitriã da edição do último ano, recebendo um número recorde de 4.520 queijos, avaliados por um júri de 264 especialistas.
Na Região de Coimbra, os queijos com Denominação de Origem Protegida (DOP) incluem o Queijo Rabaçal (Condeixa-a-Nova, Penela e Soure) e o Queijo Serra da Estrela (Oliveira do Hospital, Arganil e Tábua).