ADIBER promove ação de sensibilização sobre os Direitos Humanos

A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra na qualidade de Entidade Coordenadora do Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima (GIAV) da Beira Serra, em parceria com os municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, dinamizou na Biblioteca Municipal de Góis – António Francisco Barata uma ação de sensibilização sobre os Direitos Humanos.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas e celebra-se em 10 de dezembro. A Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma carta de princípios onde se estabelecem e defendem quais os direitos do indivíduo que são inalienáveis. A primeira vez que surge uma menção aos Direitos Humanos foi em 539 a.C., com Ciro, o Grande, após a sua conquista da Babilónia, tendo feito algo revolucionário, anunciando que todos os escravos eram livres.

Com a presente ação de sensibilização pretendeu-se fundamentalmente promover uma cultura de direitos humanos, de igualdade e não discriminação, atuar ao nível da prevenção, fomentar uma maior consciencialização sobre o impacto de uma cultura de direitos humanos, de igualdade e não discriminação e, ainda, promover sentimentos de compaixão, empatia e respeito pelo outro.

Colocou-se uma caixa para sugestões em que foi pedido para as pessoas darem a sua opinião sobre os Direitos Humanos ou sobre qual o Direito Humano com que se identificassem mais e porquê. Nessa sequência recebemos as seguintes opiniões:

“O Direito Humano com que mais me identifico é o ‘Direito à Educação’, pois nós todos devemos poder estudar, quer sejamos pobres ou ricos”; “Direito Humano com que me identifico é o ‘Direito à vida, liberdade e segurança pessoal’. Todos temos o direito à vida, a liberdade é um direito de todos. Nós, por isso, devemos todos viver em segurança, sem guerras e em paz e amor”; “Os seres humanos devem repartir as suas preocupações, os seus direitos humanos outros seres que convivem com eles no planeta terra, que são os seus amigos animais, que não têm nenhuns direitos e bem precisam. Os animais são nossos amigos precisam de ter direitos como… direito pleno à vida, à liberdade, a viver no seu meio ambiente que os humanos destruíram… que os deixem em paz, não os comam nem os torturem, nem os aprisionem, nem abusarem deles. Obrigado, falo pelos seres vivos que não têm voz!”; “Conheça os seus direitos! Direito a poder exercer os seus direitos e direito a conhecer os direitos e vê-los respeitados” e “O Direito Humano com que me identifico é: ‘Liberdade e igualdade de todos os seres humanos’ porque nós somos todos seres humanos e não deve haver diferenças independentemente de sermos doutra raça, religião, cultura, etnia, género ou doutra condição social”.

Exit mobile version