Dulce Pássaro e Carlos Martins recebem a mais alta distinção do Município, no próximo dia 7 de outubro

Oliveira do Hospital vai homenagear antiga ministra do ambiente e ex “internacional” de futebol.

O Município de Oliveira do Hospital prepara-se para homenagear mais um leque de “grandes” figuras do concelho, na já habitual cerimónia solene comemorativa do feriado municipal, que se assinala no próximo dia 7 de outubro.

A mais alta distinção, a Medalha de Ouro, vai ser atribuída a duas personalidades concelhias, que ao longo da sua carreira profissional, ocuparam lugares/funções de relevo nacional: Dulce Pássaro, antiga ministra do ambiente dos governos de José Sócrates e o jogador de futebol Carlos Martins, que já foi “internacional A”, tendo vestido as camisolas do Benfica, Sporting, Campomaiorense, Belenenses e Huelva, tendo sido ainda o primeiro e único oliveirense até aos dias de hoje a integrar uma equipa da Seleção Nacional de Futebol.

Para o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, que anunciou os nomes das personalidades e empresas que este ano vão ser agraciadas pelo Município, a homenagem ao melhor jogador de futebol oliveirense de todos os tempos, é “uma questão de justiça”. Alexandrino entende que esta distinção “peca até por tardia”, e que a medalha, que vai ser agora entregue a Carlos Martins, já deveria ter sido atribuída quando o jogador foi convocado para a seleção, uma vez que na altura já era presidente da Câmara. Esta é por isso “uma medalha merecida”, afirmou o presidente da Câmara, que revelou ainda os nomes dos restantes agraciados com a medalha de mérito.

Naquela que deverá ser a última cerimónia comemorativa de um feriado municipal realizada na Casa da Cultura César Oliveira, uma vez que esta irá entrar em obras de remodelação, o Município irá homenagear a título póstumo o empresário António Fonseca (mais conhecido por Neca Areias) que faleceu no início deste ano e o antigo professor “primário” da Cordinha, Joaquim Carvalheira de Almeida. A mesma distinção será ainda atribuída a António Andrade Fontes, por considerá-lo um desde sempre “homem ligado às causas do associativismo”, nomeadamente à obra do Centro de Recreio e Convívio de Alvoco das Várzeas, e a Mário Luís de Brito, maestro da Filarmónica de Avô.

Já no campo das empresas, o Município irá atribuir a medalha de mérito à conhecida empresa do ramo da construção civil “Amadeu Gonçalves Cura & Filho”, sedeada em Lagares da Beira, pelos seus mais de 50 anos de atividade no concelho e que se tem afirmado como uma das mais sólidas empresas oliveirenses. Alexandrino fez questão de esclarecer que estas medalhas e a escolha dos homenageados “não têm cor política”, nem tão pouco “são para pobres ou para ricos”. “São para aqueles que se distinguiram nas várias dimensões da vida”, garante o edil, que confirmou a presença do ministro adjunto com a tutela do Poder Local, Eduardo Cabrita, nestas cerimónias.

Exit mobile version