“Invasão Irracional” na Casa da Cultura César Oliveira

A exposição de fotografia e fotomontagem “Invasão Irracional” de Filipe Patrocínio está patente na Casa da Cultura César Oliveira a partir desta segunda, 9 de fevereiro. Até ao final do mês poderão ser apreciadas as fotografias e trabalho criativo do artista senense.

Aliando a estética da natureza capturada pela fotografia à consciência ecológica, o projecto Invasão Irracional pretende valorizar todas as formas de vida do planeta terra, sejam animais ou vegetais, tendo por base o interesse e preservação do meio ambiente.

Assim, para esta exposição, foram captadas imagens de paisagens humanizadas da região centro de Portugal, que outrora foram habitats de diversos seres vivos e que hoje se encontram ameaçados pela ação antrópica.

Manipulando os registos fotográficos dessas mesmas paisagens, com recurso a técnicas de fotomontagem, foram inseridos elementos visuais que revelam o poder de regeneração da natureza, caso o homem deixasse de as frequentar, incluindo imagens de animais que viveram ou que ainda vivem nesses meios, como o caso do Lince Ibérico, a Águia Real, o Lobo Ibérico e o Veado.

Filipe Patrocínio nasceu em 1990, reside em Seia e é licenciado em Artes Plásticas e Multimédia. O sentido de pertença à região da Serra da Estrela faz com que produza a maior parte do seu trabalho artístico nesta região, como forma de a valorizar e homenagear. O 2º prémio no XIV Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE, em 2014, constitui o galardão mais recente que conquistou.

Para ver, sentir e reflectir até 28 de fevereiro, na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital.

Exit mobile version