Lucinda Maria lançou terceiro livro de poesia “Divagando…”

Decorreu no domingo, 28 de junho, o lançamento do novo livro de Lucinda Maria, autora do concelho de Oliveira do Hospital, intitulado “Divagando…”. O terceiro livro de poesia desta autora é uma edição com a chancela da Orquídea Edições e a sessão de lançamento do livro decorreu na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital contando com casa cheia. Foi uma tarde cultural onde após a apresentação do livro foram declamados alguns poemas da autora, pela voz de um conjunto de amigos de Lucinda Maria e leitores da Biblioteca Municipal, terminando com a participação musical do Grupo de Cantares da Universidade Sénior de Oliveira do Hospital.

“Um livro a não perder”, considerou a vereadora da Cultura, Graça Silva que congratulou a autora pela edição de mais um livro de poesia. “Esta não é uma edição do Município de Oliveira do Hospital, a professora Lucinda Maria é uma pessoa que vai à luta e com o seu jeito encantador foi desafiando editoras” para publicar os seus poemas, disse a vereadora da Cultura.

Também o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino teceu rasgados elogios à autora pela sua “arte e a sua forma de escrita brilhante com que faz com os poemas e onde coloca um conjunto de sentimentos”. “Tenho um grande orgulho nos nossos autores” e “no concelho que é rico na sua diversidade cultural”, disse com a certeza que “hoje estamos num patamar bastante elevado e temos de ter orgulho porque somos um concelho diferente”, reportando-se às mudanças que tem vindo a concretizar e que têm permitido posicionar o concelho num lugar de destaque. Na sua intervenção, o presidente José Carlos Alexandrino reconheceu ainda “que a riqueza de Oliveira do Hospital está nas gentes de Oliveira do Hospital que criam riqueza” que “trabalham e fazem muito pela nossa cidade”, agradecendo a todos eles na pessoa da professora Lucinda Maria.

A apresentação do livro esteve a cargo de Rosa Simões que prefaciou o livro “Divagando…” onde estão reunidos 75 poemas, entre sonetos, quadras e outros, marcados por sentimentos como o “amor, a saudade, o quotidiano e a solidariedade” e que revelam o lado sensível da autora. Rosa Simões sublinhou a “linguagem simples e cândida” presente na poesia de Lucinda Maria que “nos recorda que ao longo da vida passamos por vários episódios e é através da poesia que os eterniza”.

Visivelmente satisfeita com a sua nova obra, Lucinda Maria agradeceu “à Câmara Municipal e amigos que sempre me têm apoiado e incentivado” na aventura da escrita bem como à sua família “a quem o livro é dedicado”. A viver uma “sensação indescritível” porque “escrever para mim é um gosto diário, algo que nasceu comigo mas que tem vindo a intensificar-se com a idade”, a autora partilhou que “a escrita é um exercício do quotidiano” e que o seu mais recente livro, “Divagando…” contém “poesia que brota dos meus sentimentos de forma natural e espontânea”.

Lucinda Maria, professora primária aposentada tem três livros editados: “Palavras Sentidas” publicado em janeiro de 2013 pelo Município de Oliveira do Hospital; “Alma”, editado com a chancela da Poesia Fã Clube em dezembro de 2014, e o mais recente “Divagando…”.

Exit mobile version