Município de Oliveira do Hospital apoiou famílias com Complemento Alimentar Natalício

O Município de Oliveira do Hospital apoiou, durante a quadra natalícia, as famílias mais carenciadas do concelho com a atribuição do “Complemento Alimentar Natalício 2015”. Este apoio foi feito através da entrega de cheques-compra com vista a proporcionar a estes agregados familiares uma quadra de festividades igual à das outras famílias.

Nesse sentido, neste último Natal, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital proporcionou uma quadra festiva mais reconfortante a 88 famílias, num total de 259 pessoas, que receberam este “Complemento Alimentar Natalício”. São famílias que têm vindo a ser beneficiárias de ajuda alimentar através do Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital durante o ano.

Este complemento foi proporcionado sob a forma de cheques-compra, medida adotada desde 2012, podendo ser trocados pelos géneros alimentares nos estabelecimentos comerciais aderentes do concelho. Os cheques-compra mantiveram os valores do ano transato – 30 euros, 40 euros e 50 euros, consoante a dimensão do agregado familiar – representando um apoio da autarquia no valor total de 3.270 euros.

Com esta iniciativa, em sintonia com uma política de proximidade e acompanhamento às famílias mais carenciadas do concelho, o Município de Oliveira do Hospital presta uma essencial ajuda aos agregados familiares em situação de maior fragilidade social e económica. Simultaneamente dá um estímulo à aquisição de bens e produtos nos estabelecimentos comerciais do concelho onde os Cheques-Compra podem ser descontados, contribuindo por um lado para o equilíbrio financeiro e por outro, apoiando solidariamente o comércio tradicional.

Recordamos que o Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital apoia famílias fragilizadas, referenciadas pelos técnicos de Ação Social concelhios, através da entrega de bens alimentares e de outros, como vestuário, calçado, mobiliário, eletrodomésticos ou brinquedos. Uma estrutura com a qual, qualquer cidadão pode colaborar entregando bens alimentares, nomeadamente durante as campanhas específicas de recolha, ou outros bens diversos, dos quais já não necessite e se encontrem em bom estado de conservação a fim de serem utilizados por quem mais precisa.

Como sublinha o vice-presidente e vereador da Ação Social, “faz-se um trabalho discreto, como tem que ser, todos os dias, dando dignidade às pessoas”. “Nesta quadra é importante reforçar os valores da solidariedade, redistribuindo e dando a quem mais precisa. Um dia destes, qualquer um pode precisar de ajuda”, acrescenta o vereador José Francisco Rolo.

Exit mobile version