Obra D. Eugénia Garcia Monteiro de Brito tem novo autocarro

Instituição de Lagares da Beira adquiriu nova viatura para transporte de crianças.

A Obra D. Eugénia Monteiro de Brito, em Lagares da Beira, conta com um novo mini autocarro para transporte de crianças. Depois de um ano praticamente a levar a cabo várias iniciativas de angariação de fundos, foi com “grande emoção” que o conselho de administração da instituição, mas também os pais e familiares dos utentes de “palmo e meio”, viram este novo autocarro, com capacidade para 26 crianças.
A viatura foi “apresentada” à comunidade, numa pequena cerimónia que contou com a presença de algumas das entidades que apoiaram “a concretização deste projeto”, nomeadamente a ADIBER, através da aprovação de uma verba do PRODER, medida 3.2.2. – o Município de Oliveira do Hospital, a Caixa de Crédito Agrícola e ainda “um conjunto de pais e familiares das crianças que frequentam a instituição”.
A justificar este investimento está o términus da licença para transporte coletivo de crianças da viatura até agora utilizada, fixado, por lei, em 16 anos, assumindo-se como prioridade para a sustentabilidade futura da instituição, a garantia deste serviço, do qual dependem atualmente cerca de 45 crianças das freguesias de Lagares, Oliveira do Hospital, Travanca de Lagos e mais recentemente de Meruge e Santa Eulália. O início de atividade da nova viatura permitiu, desta forma, o alargamento do serviço de transporte a freguesias que se encontram a descoberto da resposta social de creche.
Na cerimónia de “bênção” da viatura, o Conselho de Administração agradeceu não só os apoios recebidos, mas também o envolvimento e participação de pais e colaboradores, agradecimento que foi reforçado pelo presidente da Junta de Freguesia, Raul Costa, que enalteceu o esforço conjunto do Município e da ADIBER para o financiamento da nova carrinha.
Um facto realçado pelo presidente da ADIBER, Miguel Ventura em conjunto com o vice-presidente do Município, José Francisco Rolo, que recordaram “o acontecimento de 1999”, altura em que a Obra conseguiu o primeiro mini autocarro também através de verbas do PRODER, fazendo parte de um conjunto de seis viaturas que tiveram como principal objetivo servir de projeto-piloto à lei que regulamenta o transporte coletivo de crianças. 16 anos depois do primeiro transporte ter chegado ao fim de “ciclo”, não restam dúvidas, para aqueles responsáveis, sobre a importância da viatura não só para a OEGMB mas também para a freguesia de Lagares da Beira e para o concelho de Oliveira do Hospital, uma vez que veio “melhorar a qualidade de um serviço prestado à população”. A aquisição desta viatura, a par com outros investimentos de melhoria das condições das suas instalações, são segundo a administração da Obra D. Eugénia, as grandes apostas da instituição para levar por diante o seu lema “ Bem Crescer, para melhor viver”.

Exit mobile version