Dia Internacional do Idoso foi comemorado na Biblioteca Municipal

O Município de Oliveira do Hospital assinalou o Dia  Internacional do Idoso que se comemorou na quarta-feira, 1 de outubro. Para assinalar a data, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital abriu as suas portas a vários utentes de diferentes instituições do concelho.

Foi uma tarde cultural promovida no âmbito do Projeto “Lar na Biblioteca” e que iniciou com uma visita guiada às instalações daquele equipamento municipal. De seguida, já devidamente instalados no auditório da Biblioteca, os idosos assistiram ao filme “A Aldeia da Roupa Branca”, um clássico do cinema português.

A atividade foi participada pelos idosos de três instituições – Lar VitaMaravilha de S. Paio de Gramaços, a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral e a Associação Progressiva de Santo António do Alva. Foi uma tarde muito animada para todos que assistiram de forma muito interessada ao filme português que os fez recordar os usos e costumes do seu tempo de juventude. Depois de várias gargalhadas e boa disposição houve tempo para um lanche partilhado e para entoar os “Parabéns a Você” ao Sr. António que completou nesta, quarta-feira, 84 anos.

Ao início da tarde, ainda antes de se iniciar a sessão de cinema, os participantes foram recebidos pela vereadora da Cultura, Graça Silva, que deu as boas vindas e desejou a todos uma “agradável tarde” que seria preenchida com surpresas e atividades preparadas pela equipa da Biblioteca Municipal. “Este é um momento de encontro entre todos, neste dia que é também diferente e que é dedicado a vós”, disse a vereadora Graça Silva, convicta que seria uma “tarde divertida”.

Já no início da semana, a 29 de setembro, em que se assinalou o Dia Mundial do Coração foi também promovida uma atividade dirigida à população sénior, na Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira. Naquele espaço, os utentes do Centro Social e Paroquial do Ervedal da Beira puderam participar num debate com o médico Francisco Antunes. Antes disso foram efetuados rastreios de saúde com a participação da Unidade Móvel de Saúde da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de outubro tendo sido instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. O projeto “Lar na Biblioteca” é uma das iniciativas do plano anual de atividades da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital que visa proporcionar diferentes atividades repletas de bons momentos de conversa e troca de experiências entre os participantes.

Exit mobile version