PJ deteve suspeito que violou e quase matou mulher

Suspeito é já cumpriu pena de prisão e conhecia bem a vítima, que continua internada em estado muito grave.

Manuela Ventura

A Polícia Judiciária de Coimbra deteve um homem de 32 anos, suspeito de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, e de um crime de violação. Os factos ocorreram nos inícios de maio, no Bairro Social Manuel Rodrigues Lagos, em Oliveira do Hospital, e a vítima é uma mulher de 56 anos, que residia sozinha, conhecida do suspeito.

De acordo com fonte ligada à investigação, o suspeito conhecia bem a vítima e o terreno que “pisava”, uma vez que tinha vivido durante bastante tempo no bairro. Sabia, por isso, que a vítima residia sozinha e se encontrava numa situação vulnerável. Atualmente a viver nas proximidades, o suspeito dirigiu-se, durante a noite, a casa da vítima, arrombou a porta do número 2, manietou a senhora e violou-a. Não contente, agrediu-a, depois, «com inusitada violência», sobretudo na zona da cabeça, «deixando-a em sério risco de vida», sublinha a PJ.

Nenhum dos vizinhos, apesar da proximidade das casas, se apercebeu de nada de anormal durante a madrugada de sábado, 7 de maio, e só de manhã, estranhando a porta aberta, se depararam com a macabra situação. A vítima, em coma, foi transportada para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde ainda se encontra internada, «praticamente em estado vegetativo» devido às violentas agressões.

Os investigadores da PJ de imediato deram início às averiguações e, segundo apurámos, inicialmente chegaram a equacionar que a intenção seria roubar. Todavia, esse cenário rapidamente foi colocado fora de questão, uma vez que, aparentemente, nada teria sido “mexido” na casa da vítima. «O objetivo terá sido mesmo a violação» e depois a «intenção seria matá-la», adianta fonte da PJ, sublinhando o registo de grande violência usado contra uma senhora indefesa.

Foram várias “pistas” seguidas pela PJ, mas os elementos de prova acabaram por conduzir ao antigo vizinho da vítima, solteiro, residente nas imediações do Bairro Social Manuel Rodrigues Lagos. O suspeito foi detido quinta-feira, em Oliveira do Hospital, onde sempre se terá mantido. Em causa está um indivíduo conhecido por ser «extremamente violento», que já tem cadastro por crimes de furto e roubo. Segundo apurámos, terá sido mesmo condenado e cumprido uma pena de quatro anos de prisão.

Presente ao Tribunal de Instrução Criminal, na sexta-feira, para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação convenientes, o homem está em prisão preventiva a aguardar julgamento.

Exit mobile version