Tábua lança Festa do Vinho Novo no Mercado Municipal

Evento tem como objetivo promover os néctares produzidos por pequenos produtores não certificados.

Tábua vai estar em festa no próximo domingo. Trata-se da Festa do Vinho Novo e vai ter como palco o habitual espaço do mercado municipal que irá encher-se de pequenos produtores de vinho não certificados.

Integrado na “agenda de eventos” que o Município de Tábua traçou para este espaço público ao longo deste ano, a iniciativa, lançada pela primeira vez em 2015, pretende ser mais uma âncora dinamizadora do tradicional mercado de domingo em Tábua, tendo ao mesmo tempo como objetivo relançar e alargar a produção e a comercialização dos já famosos néctares produzidos nas vinhas do concelho. “Já temos três empresas com vinhos de alta qualidade, vinhos que têm sido bastante premiados, o objetivo é crescermos neste setor, começando por chamar os pequenos produtores e incentivá-los a melhorar as suas vinhas e as suas produções”, explica Ricardo Cruz, vereador responsável pelo pelouro da feiras e mercados e por toda a estratégia de dinamização e promoção do mercado local.

No espaço do mercado vão estar 27 produtores, todos do concelho de Tábua, cujos vinhos vão ser postos à prova não só do público visitante, mas de um júri composto por três enólogos, que vão premiar os melhores vinhos presentes neste certame nas variedades de tinto, branco e rosé. Aos vencedores vão ser atribuídas medalhas de prata, ouro e bronze e o respetivo prémio pecuniário que, neste caso, trata-se de um voucher em compras na cooperativa de agricultores de Tábua.

A par da mostra de vinhos, o mercado municipal acolhe também um workshop sobre o tema da vitivinicultura, onde deverão marcar presença alguns técnicos e especialistas na matéria, no intuito de deixarem também algumas informações úteis aos agricultores. “Não basta dizer que se tem um bom vinho e depois bebê-lo em casa com os amigos, é preciso incentivar estes pequenos produtores a tirarem partido dessa qualidade e a rentabilizarem do ponto de vista económico as suas produções”, entende o vereador, para quem o concelho está aquém do seu potencial nesta área.

“Queremos fomentar a produção de vinho, melhorando a vinha existente, e acompanhar todo o processo com os produtores até à certificação na Comissão Vitivinícola Regional do Dão”, diz Ricardo Cruz, empenhado em pôr o concelho tabuense a produzir mais vinho e vinho de qualidade, como aqueles que já produz e comercializa hoje em dia. “Esta festa é para dar a conhecer esses vinhos que muitas vezes não saem das adegas particulares e que têm qualidade, e ajudá-los a atingir o patamar de qualidade dos outros certificados”, refere ainda o jovem autarca, esperando mais um grande evento, este domingo, no mercado municipal, com muitos “comes” e principalmente “bebes”.

Exit mobile version