O Município de Tábua viveu, no passado dia 10 de abril, um dos seus momentos altos com a comemoração do seu Feriado Municipal assinalado com “um programa riquíssimo”, que incluiu duas inaugurações e que terminou com um “concerto memorável” no Centro Cultural de Tábua. A contar com a presença da provedora da Justiça, Maria Lúcia Amaral, a sessão solene foi de exaltação do concelho de Tábua, com reconhecimentos e distinções e a garantia de que Tábua “irá continuar na senda do progresso” que está a ser preparado pelo executivo liderado por Ricardo Cruz.
A inauguração do sistema de drenagem de águas residuais em Balocas, no âmbito da adesão do Município à AINTAR, num investimento de mais de 1,2 milhões de Euros que encaixa no investimento maior de seis milhões que “já foram investidos desde o início do mandato até à data de hoje”, foi motivo de grande satisfação para o autarca tabuense que, nesta área também destacou os investimentos feitos na rede de água e que possibilitaram a concretização de “mais de 10 mil metros de condutas em parceria com a Águas do Planalto”.
Um sentimento de trabalho feito, que Ricardo Cruz também partilhou em relação à Oficina Artes do Palco, inaugurada em Percelada, num investimento a rondar os 380 mil Euros.
Em dia de mostrar obra feita e fazer um balanço da atividade autárquica, o presidente deixou uma palavra de esperança para o futuro, elencando vários projetos que, em breve, serão implementados e contribuirão para o desenvolvimento do concelho e para a melhoria da qualidade de vida dos tabuenses.
Em causa estão vários investimentos no âmbito do novo Pacto da CIM Coimbra e do quadro comunitário através da CCDRC, que “totalizam seis milhões de Euros que estão sinalizados para novos investimentos no nosso Município”. “São diversas áreas que muito nos honram e que irão continuar nesta senda do progresso que estamos a preparar”, referiu o autarca, apontando para breve a a requalificação da Escola Secundária num investimento de “mais de 5 milhões de Euros”.
Certa vai ser também a aposta continuada no Turismo com a criação de um ‘Welcome Center’ e o Museu Sarah Seirão, mas também no parque habitacional a preços acessíveis e na área empresarial da Carapinha. Em causa estão projetos com os quais o executivo pretende “criar valor no âmbito da estratégia que temos até final de 2025”.
A animar o executivo de Ricardo Cruz está a possibilidade que o Município vai ter de “entrar num processo de saneamento financeiro voluntário” após a aprovação de contas na Assembleia Municipal de 19 de abril, e que “vai permitir recuperar a nossa estratégia em termos de tesouraria para continuar a alavancar aquilo que são os investimentos no concelho.
Tábua é um “exemplo notável de resiliência e de progresso”,
Na sessão comemorativa, Emílio Torrão, presidente da CIM Coimbra destacou o “compromisso, entusiasmo, o conhecimento e a competência” demonstrados pelo executivo liderado por Ricardo Cruz que ” têm sido fundamentais para consolidar a posição de Tábua nos contextos regionais e nacional”. Enalteceu os investimentos do Município nas diferentes áreas, sendo exemplo disso, os projetos inaugurados neste dia de feriado na área do saneamento básico e da cultura. “É mais um compromisso de Tábua com o ambiente e a melhoria da qualidade de vida das populações, mas também com a promoção das artes e da cultura” afirmou o presidente da CIM Região de Coimbra, considerando Tábua um “exemplo notável de resiliência e de progresso”, conseguindo “constantemente atrair pessoas para o território e melhorar a sua qualidade de vida.
A marcar as intervenções da sessão solene, a Provedora da Justiça, Maria Lúcia Amaral, que preferiu falar depois de “tudo o que viu e ouviu”, a usar o discurso que tinha previamente preparado, destacou também ela o “perfeito gesto de cidadania” que via cumprido neste dia em Tábua. “Os festejos de hoje, as homenagens de hoje, o que se viu, o que se falou, e falou-se de educação, de cultura, de economia, de administração, de ambiente, de património” tudo isto, referiu “corresponde a um ato de cidadania que o Provedor de Justiça só pode admirar”, fez notar a magistrada, convicta de que com este “instrumento precioso” Tábua está mais preparada para os desafios históricos que tem pela frente.
Com um discurso disruptivo, como é seu apanágio, o presidente da Assembleia Municipal, Nuno Tavares, abriu o período de intervenções, com uma intervenção sobre “a importância do trabalho para a nossa felicidade”, naquela que disse ser, ao mesmo tempo, uma homenagem ao pai e conhecido empresário de Midões que continua ” a trabalhar todos os dias”. Um discurso que deixou nas entrelinhas alguns recados a nomeadamente à tutela, sobre a necessidade de revisão das leis laborais, das desigualdades salariais entre homens e mulheres e dos novos desafios do mercado de trabalho. Uma reflexão “fora de da caixa” sobre um tema sempre atual e igualmente complexo.
A cerimónia ficou marcada pela entrega das Distinções Honoríficas do Concelho a personalidades e entidades locais. Entre os homenageados, destacam-se a Comissão de Melhoramentos de Meda de Mouros, agraciada com a Medalha de Mérito Cultural e Científico – Grau Ouro, Amílcar Anjos Martins, distinguido com a Medalha de Mérito Cívico – Grau Ouro, bem como foram reconhecidos com a Medalha de Mérito Profissional – Grau Ouro os ilustres António Júlio Câpela Daniel, Maria do Carmo Pedrosa Castanheira Pinto, Rogério de Almeida Xavier Tavares e Secundino Araújo Freitas.
Destacando o empenho no âmbito empresarial, foram concedidos Diplomas de Mérito às empresas distinguidas pelo IAPMEI com o Estatuto de PME LÍDER em 2022: Cunfil, Frisalgados, Irmãos Jorge, Lda; José Marques Simplício, Lda; Pavicer; Supermaco; Transcoitense; e com o estatuto PME EXCELÊNCIA em 2022: Friopastel.
Pelo esforço e competência nas áreas da Educação e Formação foram atribuídos Diplomas de Mérito aos melhores alunos do ensino secundário e profissional: David Dinis Bandeira, Gustavo Filipe Tavares Brás e Ricardo Francisco da Silva Abrantes, do Agrupamento de Escolas de Tábua e Daniel Francisco Félix, do pólo de Tábua da Eptoliva.
Além disso, a cerimónia também foi marcada pela atribuição de reconhecimentos aos trabalhadores aposentados no ano de 2023, como forma de agradecer publicamente toda a dedicação e espírito de serviço no desempenho das suas funções enquanto ao serviço do Município: António Joaquim Pegado, Elvino Rodrigues, Joaquim Gil Alberto, José Manuel Melo, Maria da Graça Cordeiro, Maria de Fátima Silva, Maria Helena Morais e Maria Margarida Pais.
A comemoração do Dia do Município terminou com o concerto de Toy com a Academia Artística que lotou e deixou ao rubro o Centro Cultural de Tábua.