Tábua prepara grande festa quinhentista

Município encerra comemorações dos 500 anos dos forais manuelinos com um extenso programa que tem como principal objetivo recriar a história e a identidade do concelho.

Tábua prepara-se para reviver um dos momentos altos da sua história. Depois de ter dado inicio há largos meses atrás a um programa que teve como objetivo assinalar, em cada um dos antigos concelhos, a atribuição dos forais por D. Manuel I, o executivo camarário tabuense tem em marcha um extenso programa comemorativo de encerramento deste acontecimento histórico, que terá como ponto alto, no próximo dia 13, a entrega das cartas de foral aos “homens bons” de cada terra que viu reconhecida a sua autonomia.

O programa foi apresentado em conferência de imprensa e promete ser “uma recriação fiel” da época quinhentista. “Gostaríamos que houvesse algum rigor no trajar, no calçar, na utilização de determinados materiais”, referiu a vereadora da cultura e principal mentora deste evento, Ana Paula Neves, dando o exemplo dos pratos e copos de plástico ou dos guardanapos de papel, que “não havia na época” pelo que “não gostaria que fossem usados”, nomeadamente na feira quinhentista que vai ter lugar na praça do Município no mesmo dia em que vão ser outorgados os forais.

O principal ponto de encontro do evento é, de resto, esta praça que vai ser palco de representações históricas únicas, prometendo fazer destas comemorações muito mais que uma festa, mas um momento também ele histórico. “Isto é muito mais que uma festa, é a nossa história e a nossa identidade que queremos destacar”, garante a autarca, esperando a adesão dos tabuenses a estas iniciativas, pois “a nossa história e a nossa identidade é das coisas mais preciosas que temos”, afirmou. (leia mais na edição impressa)

Exit mobile version