Travanca de Lagos quer construir a maior árvore de natal ecológica do mundo

Pelo segundo ano consecutivo, os Jovens da Liga de Travanca de Lagos desafiam a região para a construção da “Maior Árvore de Natal Ecológica do Mundo”.

Depois de, no ano passado, a intempérie que se fez sentir na época natalícia ter derrubado a árvore, feita com mais de três mil garrafões de plástico, este ano a comunidade volta a unir-se em torno deste objetivo.

A árvore já começou a crescer e dos mais pequenos aos mais velhos todos querem fazer parte desta iniciativa, ajudando na recolha e tratamento de materiais para a construção que terá lugar este domingo, dia 7 de dezembro. Este ano, os Jovens da Liga de Travanca de Lagos querem ultrapassar as três mil unidades utilizadas na criação da primeira árvore, esperando atingir os cerca de quatro garrafões e garrafas de plástico e chegar aos 15 metros de altura. A ideia é voltar a candidatar o feito ao Guiness Book, o que ficou sem efeito o ano passado, em virtude da queda da árvore, ainda que o Maior Livro de Recordes do Mundo também tenha negado o título à árvore de Travanca com o argumento de que já existia uma maior, feita em pvc, com 50 metros de altura.

Tiago Cerveira, da Liga de Jovens de Travanca de Lagos e um dos dinamizadores da iniciativa garante que este argumento ainda foi rebatido pela organização que considera a árvore construída nesta freguesia do concelho de Oliveira do Hospital a única verdadeiramente ecológica, uma vez que é construída exclusivamente com materiais recicláveis, enquanto que o pvc foi feito de “propósito para o efeito”. Os jovens convidam assim toda a gente a participar nesta atividade que pretendem “da região e não apenas circunscrita à aldeia”, até porque gostariam de transformar esta árvore num “ponto de atração turística” nesta época natalícia. “Gostaríamos que Travanca fizesse parte da rota das aldeias natal ou com iniciativas natalícias” diz Tiago Cerveira, um dos elementos ligados à organização.

Criada com o objetivo de despertar a atenção para os valores humanos da partilha e da união associados ao espírito natalício, a iniciativa foi lançada pela primeira vez em 2013, com o objetivo essencialmente de alertar para os valores ecológicos, nomeadamente, a importância do reaproveitamento de embalagens e posterior encaminhamento para a reciclagem. “2013 como foi um ano de grandes incêndios nesta área do concelho, nós pensamos fazer uma árvore com material que normalmente ia para o lixo, mostrando desta forma às pessoas que podem fazer a sua árvore de natal, sem terem de arrancar um pinheiro, como ainda é hábito nas nossas aldeias”, explica aquele jovem, empenhado em fazer passar esta “mensagem” e divulgar o mais possível aquela que pretende ser a maior árvore ecológica do mundo, fazendo, ao mesmo tempo, com que Travanca possa também ser mais visitada este natal, tal como acontece com outras localidade que apostam em atividades de animação natalícia.

Exit mobile version