Entre os dias 25 a 28 de Abril a Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas vai organizar diversos eventos comemorativos dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, como forma de fazer um “reconhecimento histórico num território que sempre fez por preservar e valorizar a democracia”.
Para a Presidente da Junta de Freguesia, Cátia Alves “este é mais um evento que pretender valorizar os agentes locais, reavivar a memória e celebrar a democracia. Alvoco das Várzeas sempre foi uma terra onde a Democracia se preservou. Com estes eventos que iremos realizar queremos celebrar este sentimento de liberdade e assinalar os seus 50 anos onde a nossa Freguesia (também) sempre fez por ser um porta-estandarte dos valores democráticos pluralistas”.
Ao todo são quatro dias de comemorações em que, a autarquia, promete transformar-se “num bastião destas celebrações” que decorrem a nível nacional.”
No Espaço Coworking de Alvoco das Várzeas vai estar de forma permanente, uma instalação sonora, em parceria com o projecto “Sons de Alvoco” do paisagista sonoro e alvocence, Luís Antero, sobre relatos e memórias de cinco alvocences sobre os acontecimentos do dia 25 de Abril, de 74. A referir: o Sr. Luis Calado, o Sr. José Pimentel, o Sr. Antero Gonçalves, o Sr. Agostinho Marques (ex-presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas) e o Dr. José Augusto dos Santos (ex-presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas).
Em paralelo, haverá ainda uma exposição fotográfica realizada pelo Grupo “Alvoco a Recordar”, a complementar a temática da instalação sonora. E ainda a exposição “Cartazes da Revolução”.cedida pelo Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
As celebrações encerram no dia 28 de Abril pelas 15h30m, com mais uma Conferência INteriorizar, sob o título: 50 anos de Abril. As vozes de um território livre e democrata que contam com um painel inter-geracional. De um lado estará Pedro Miguel Coelho (jornalista e gestor das redes sociais do Jornal “Expresso”) e do outro José Augusto (ex-presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas). A moderação ficará, mais uma vez, a cargo do jovem autarca e secretário da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, João Miguel Pais.
Para o autarca, João Miguel Pais este “será mais um evento, neste caso, uma panóplia de eventos, em parceria com as associações locais” para tentar “criar a simbiose entre a inovação, a tradição e a história”. Certamente serão dias onde Alvoco das Várzeas estará novamente no mapa”, conclui.