A Cordinha em Itália

Parceria interescolas Comenius.

Uma delegação de alunos e docentes do Agrupamento de Escolas da Cordinha deslocou-se recentemente a Itália, para mais uma etapa da parceria interescolas Comenius, a qual decorreu ao longo de quatro dias em Santeramo in Colle, uma pequena comarca da província de Bari.
O programa desta visita, da responsabilidade da escola anfitriã, 2º Circolo Didattico S. Francesco d’Assisi, proporcionou visitas a vários locais emblemáticos do património natural e construído da região de Puglia, destacando-se o parque natural da Alta Murgia, a reserva natural Le Cesine e dois conjuntos arquitetónicos classificados como património mundial da UNESCO, Matera e Alberobello. Para além do património, os participantes puderam ainda visitar várias instituições de ensino de Santeramo in Colle e participar em atividades didáticas, culturais e recreativas, trocando experiências e conhecendo realidades diferentes, contribuindo assim para aprofundar a ideia de uma Europa multicultural. Como suplemento ao programa oficial e aproveitando o itinerário da viagem e os tempos de espera, os professores e alunas da Cordinha puderam ainda conhecer o centro histórico de Bari e alguns dos locais mais emblemáticos da “cidade eterna”, Roma.
Esta é uma forma diferente de proporcionar a esta comunidade educativa, visões deste mundo global onde estamos hoje inseridos. É um privilégio para a escola da Cordinha poder visitar e estar em contacto com outras escolas, outros sistemas educativos e permitir que outros alunos de outros países possam também descobrir o que de bom existe por estas paragens. Estas experiências têm sido extremamente enriquecedoras a todos os níveis, verificando-se um entusiasmo enorme no semblante e nas palavras de todos aqueles que participam nestas visitas.

Exit mobile version