Alvoco das Várzeas homenageou antigos resineiros da freguesia

Iniciativa integrou programa do 1º Arraial Social promovido pela Junta de Freguesia

A Junta de Alvoco das Várzeas homenageou oito antigos resineiros da freguesia, por ocasião do primeiro Arraial Social, que teve lugar no passado fim de semana, no parque da Praia Fluvial.

Entre o conjunto diversificado de iniciativas levadas a cabo durante três dias do evento, a homenagem aos antigos resineiros foi um dos momentos marcantes, com estes alvocences a recordarem algumas histórias e vivências da época em que a resina era o sustento e a fonte de rendimento de muitas famílias.

“Nesse tempo havia vida na floresta, as nossas matas estavam limpas e tinham sempre gente”, recordou um dos homenageados, lamentando o fim de algumas atividades como a resina que ajudavam a preservar a floresta da região, ao mesmo tempo que era uma importante fonte de receita.

A homenagem contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo que sublinhou também ele a importância económica e social desta “arte”,  lembrando que a resinagem e os resineiros são parte da identidade destes territórios.

A homenagem terminou com uma demonstração simbólica de como era extraída a resina de um pinheiro bravo, feita por cada um dos antigos resineiros que não esqueceram o “ofício” que, durante décadas, foi um dos principais empregadores da região.

E depois da lembrança a uma das actividades que marcou o mundo rural , seguiu-se um debate sobre preservação da floresta, que contou com a presença do presidente do Município, enquanto responsável máximo pela Proteção Civil Municipal, o comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, o alvocence, Luis Marques e ainda o presidente da CAULE, Associação Florestal da Beira Serra, Vasco Campos.

Os convidados foram unânimes em considerar que a nossa floresta precisa de mais “prevenção” e de espécies mais resistentes, o que está previsto no âmbito dos novos projetos de intervenção florestal já aprovados para a região, agora designados de Áreas Integradas de Intervenção da Paisagem e que são consideradas uma “oportunidade única” para a “transformação” do concelho também nesta vertente de desenvolvimento.

Exit mobile version