“Ciclo do Pão” em Meruge

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, vai ser recriada a iniciativa “Ciclo do Pão”, que terá lugar no próximo dia 27 de setembro de 2015, a partir das 15 horas, com encontro marcado na Lage Grande em Meruge.

A essa hora tem início a caminhada “Rota da Espiga”, explorando os caminhos percorridos pelas carroças puxadas pelos animais e os trilhos apeados pelos moleiros para a distribuição da farinha.

Finda esta viagem, outra tem início, desta vez pelo “Ciclo do Pão”, que começa com o lavrar da terra com os bois e o arado, o semear e o sachar do milho, o cortar da bandeira e o cortar do milho.

Para as 18:30 está marcada a recriação da tradicional desfolhada, protagonizada pelo Rancho Folclórico de Vila Franca da Beira e a malha do milho, recriada pelos malhadores tradicionais de Meruge, que terá como palco a tão característica Lage Grande do tempo dos nossos avós.

O lanche está marcado para as 20 horas na Lage Grande de Meruge para todos os participantes, dando-lhes a provar as típicas iguarias da “merenda”.

Este ano, teremos também, uma barraquinha de venda de produtos fabricados ao vivo, no forno comunitário (triga milho, broa, bôlas e bolos) e outros produtos de fabrico artesanal típicos da freguesia (Enchido, licores, compotas, frutos secos…).

Esta iniciativa pretende acima de tudo recriar uma das principais tradições do Concelho, proporcionando aos participantes voltar ao passado e reviver esta actividade tão característica do mundo rural, que vem vindo a cair em desuso, levando consigo sabores e tradições de Meruge.

Todos os interessados em participar nesta actividade deverão fazer a sua inscrição até ao dia 25 de Setembro, através do e-mail: geral@meruge.com, ou através dos contactos 238 601 430 | 961 961 654.

Exit mobile version