Associação para a Promoção da Baixa quer levar “Mostra da Nossa Terra” até Coimbra

Projeto nasceu há cinco anos em Oliveira do Hospital e vem conquistado cada vez mais clientes.

O conhecido mercado de produtos locais que acontece todos os meses no espaço do Mercado Municipal de Oliveira do Hospital deverá mostrar-se brevemente na Baixa de Coimbra.

Há cinco anos a promover a produção em modo tradicional e familiar, a “Mostra da Nossa Terra” foi agora convidada pela Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra para marcar presença na cidade dos estudantes, numa iniciativa que tem como objetivo dar visibilidade a este projeto pioneiro na região, contando atualmente com uma rede de cerca de 30 produtores que, ao longo do ano, de acordo com a época, aproveitam para escoar as suas produções neste espaço.

O balanço de cinco anos de “Mercado da Nossa Terra” foi feito este sábado pelo vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e presidente da ADI, José Francisco Rolo, que destaca a “persistência” destes produtores em quererem aproximar os produtos da terra a “outra escala de consumidores”, neste caso, “mais urbanos” e apreciadores de “uma alimentação mais saudável, produzida quer em modo biológico, quer em modo de produção tradicional”. “Estamos a falar aqui de um mercado de nicho, de pessoas que gostam de produtos de qualidade, de produtos da terra, e é de louvar a persistência destes produtores”, sublinha o autarca, julgando que este é um projeto “conseguido”, pois além de ter conseguido “fidelizar” uma rede de produtores locais, vem também conquistando uma clientela, que, no segundo sábado de cada mês, procura este mercado. “A ADI e o Município têm investido na dinamização e na organização deste projeto, mas se ele se aguenta é porque há produtos de qualidade e porque há pessoas que todos os meses continuam a procurar estes produtos genuínos vindos da terra”, entende o vereador com o pelouro das feiras e mercados, não tendo dúvidas que esta iniciativa coincide com “um notório regresso à terra” e às “práticas de agricultura familiar”.

“Há mais pessoas a fazerem as suas produções nas suas quintas, nos seus quintais, que têm excedentes, e este é o espaço indicado para escoarem as suas produções”, lembra Francisco Rolo, acreditando, pela procura crescente que este mercado vem registando, que este é um projeto que se pode afirmar ainda mais. “Um dos segmentos de público que mostra interesse crescente são os cidadãos estrangeiros que residem em Oliveira do Hospital e concelhos vizinhos, e por aí esta mostra também tem uma grande margem de crescimento”, sustenta o autarca, acreditando que a “Mostra da Nossa Terra” é já uma marca “distintiva” do concelho, para quem procura produtos alimentares de qualidade. Um conjunto de produtos e produtores que a breve trecho deverão experimentar novos mercados, estando já prometida uma viagem da “nossa Terra” até à Baixa de Coimbra.

Exit mobile version