31 alunos colocados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital para mais de 100 vagas

Foram 31 os alunos colocados na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), distribuídos pelos cursos de Administração e Finanças (28, para 41 vagas), Engenharia Informática (dois para 30 vagas), e um em Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território (DROT, 30 vagas).

Voltou a ser uma razia a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Das mais de 100 vagas disponíveis, foram apenas colocados 31 alunos, distribuídos pelos cursos de Administração e Finanças (28, para 41 vagas) que, ainda assim, foi o que registou maior procura comparativamente com o ano anterior, Engenharia Informática (dois para 30 vagas), e um em Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território (30 vagas).
Números que, segundo o diretor da escola, Carlos Veiga, ao Diário de Coimbra, “refletem a tendência do subsistema e uma tendência de manutenção dos estudantes no litoral”, apesar de nesta fase se ter registado um “aumento bastante significativo” do número de alunos colocados em Finanças. Já relativamente aos outros dois cursos, apesar de considerar os resultados «em linha com as expectativas», o diretor da escola superior de Oliveira do Hospital não esconde o seu desagrado, lembrando que a pouca procura só vêm confirmar a “necessidade de atrair públicos alternativos e consolidar uma oferta mais estruturada», articulada «com os novos cursos de especialização tecnológica».
«Temos de aprofundar a captação de alunos ao nível da qualificação profissional e concursos especiais», assume Carlos Veiga ao DC, reconhecendo que é nos chamados “concurso locais”, que decorrem depois de terminado o concurso nacional de acesso, que a escola recebe um número significativo de alunos. O responsável pela ESTGOH garante, aliás, que no âmbito do concurso para “Mais de 23”, já há 15 candidatos que se perfilam para o curso de Informática e 12 para DROT.
Particularmente satisfeito com o aumento de colocados em Administração e Finanças, que representa «um aumento de cerca de 40%» em relação ao ano passado, Carlos Veiga faz notar que, após a primeira fase do concurso nacional de acesso, a ESTGOH «tem uma percentagem semelhante à da Escola Superior Agrária de Coimbra, em termos de preenchimento de vagas» e, inclusivamente, «superior ao ISEC».
Números que poderiam ser mais favoráveis se a ESTGOH tivesse conseguido a reabertura de vagas no curso de Marketing, entretanto extinto o ano passado para ser criado um curso congénere no ISCA. Apesar das diversas tomadas de posição, envolvendo as forças vivas da região, que também defendem o regresso do curso e a sua importância estratégica para Oliveira do Hospital e para toda a Beira Serra, certo é que este curso não voltou para a ESTGOH, favorecendo assim o seu “sucessor”, Marketing e Negócios Internacionais no ISCA, que preencheu a totalidade das vagas (40) nesta primeira fase.

Exit mobile version