EXPOH abre as portas a 26 de julho e prolonga-se até 3 de agosto

“A EXPOH tem vindo a transformar-se num caso de sucesso”

Já conquistou um lugar de referência no calendário de festas da região e vai regressar este fim de semana ao seu “anfiteatro natural”, o parque do Mandanelho, que durante nove dias se prepara para receber a quinta edição da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Organizado em parceria pela ADI e o Município de Oliveira do Hospital, o certame contará com a participação de cerca de 200 expositores ligados aos mais diversos setores de atividade, assumindo-se hoje como “a maior feira de toda esta região” com “uma capacidade de atração de público e expositores fantástica”.
Apesar do esforço financeiro que é preciso fazer para pôr de pé este certame, o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, não tem dúvidas que este “é inquestionavelmente um evento de referência” que “dá grande visibilidade a Oliveira do Hospital e, simultaneamente, dá um importante contributo para alavancar a economia local”. O edil lembra que apesar contenção financeira com que realiza mais uma edição da EXPOH, o seu executivo acabou por “conseguir fazer mais e melhor”, mobilizando os agentes de desenvolvimento, ao invés de “nos agarrarmos ao discurso da crise”. “Realizámos a primeira edição deste certame em 2010 e de, ano para ano, a EXPOH tem vindo a transformar-se num caso de sucesso”, lembra o autarca, que tem em marcha um vasto programa cultural para a edição deste ano, a que se associa uma vez mais uma grande mostra do tecido empresarial e social do concelho.
A EXPOH 2014 abre com um concerto de “world music”, dia 26 de julho. Em palco vai estar uma banda do Senegal – os “Thio Mabaye”, de Dakar. Por entre diversos artistas populares que durante nove dias animarão o parque do Mandanelho, os cabeça de cartaz da edição deste ano são os The Gift, com um concerto marcado para o dia 2 de agosto.
Na edição deste ano, a organização do evento assegurou também a presença da RTP 1 e da SIC. Aqueles dois canais de televisão vão transmitir diretamente de Oliveira do Hospital os programas verão Total (dia 29 de julho) e Portugal em Festa (dia 2 de agosto).
No recinto da feira, vai igualmente ter destaque a realização da Expo Social, uma iniciativa que visa dar visibilidade ao trabalho desenvolvido, na área social, pelas instituições de solidariedade social concelhias.

 

“Houve a preocupação em cativar todo o tipo de público”

Graça Silva, vereadora da cultura, destaca a diversidade de espetáculos ao longo dos nove dias de EXPOH

Com os “The Gift” como principais “cabeças de cartaz”, a edição de 2014 da EXPOH volta a apostar, uma vez mais, numa forte presença dos grupos de música tradicional do concelho. A garantia é da vereadora Graça Silva que fala num “pacote cultural e artístico”, que procura “cativar todo o tipo de público” e públicos para “todos os gostos”.
“Esta diversidade já é habitual na nossa EXPOH”, diz a autarca, destacando este ano, a presença, no último sábado da feira, dos “The Gift”, uma banda mais jovem, que julga “poder atrair não apenas os jovens de Oliveira como os jovens de toda esta região, e por isso as expectativas são bastante elevadas para este espetáculo”. “Obviamente que os Função Públika, o grupo AF, o Quim Barreiros, também são grupos/artistas sempre bastante aplaudidos pelo público, e penso que este ano também vamos conseguir que o Mandanelho esteja bem preenchido durante o resto das noites”, considera a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que destaca igualmente a realização de mais uma edição do Concurso Soltem Talentos, que promete novamente novas revelações no que diz respeito às capacidades vocais dos jovens oliveirenses.
E se o palco maior do parque do Mandanelho está reservado para os cabeças de cartaz da\feira, já o palco 2, instalado na área da restauração, promete novamente divulgar o trabalho dos grupos culturais concelhios, dando a possibilidade a quem está a disfrutar da gastronomia local poder simultaneamente assistir à atuação dos grupos de música tradicional do concelho. “Penso que quem quiser vir com as famílias pode usufruir de muitos momentos aprazíveis, pode usufruir de bons espetáculos, boa gastronomia, de boas exposições e de momentos de convívio”, entende Graça Silva, para quem “o convite está feito” a partir de agora para uma visita aquele que é já um dos maiores certames da região interior centro.

 

“A EXPOH afirma-se como a grande montra da região interior centro”

José Francisco Rolo acredita que o certame já está consolidado

Cinco anos depois da organização da primeira feira, o vice presidente da autarquia, José Francisco Rolo acredita que a EXPOH é já um evento “consolidado” na região, tendo-se vindo a afirmar de forma “crescente e gradual” como a “grande montra da região interior centro”. Porém, a “ EXPOH é ambiciosa” e “tem ainda ambição de crescer em termos de número de visitantes e expositores”, considera o vereador, para quem este certame tem de assumir e vincar bem o seu “forte pendor empresarial”. “A margem de crescimento da área de exposição da EXPOH tem a ver com o facto de querermos acolher mais empresas, mais empresas de Oliveira e mais empresas da região”, explica Rolo, que pretende que a EXPOH seja cada vez mais uma “montra dos agentes económicos e sociais do concelho”.
“Ocupa aqui uma área fantástica entre Coimbra, Viseu e Guarda”, sublinhou, julgando que a Feira Regional de Oliveira do Hospital mais do que um espaço de animação e ponto de encontro dos oliveirenses, deve ser também um espaço de oportunidades de negócio. “Temos a expectativa de envolver 200 expositores ligados ao comércio, à indústria, aos serviços, às atividades ligadas ao setor turístico e serve também para divulgar um importante setor ligado à economia social do concelho, as suas IPSS’s e todo o trabalho que fazem e serviços que prestam à população”, adianta o vice presidente da Câmara, lembrando que este crescimento tem sido feito de forma “responsável”.
A ideia é que a “feira cresça, atraindo mais público sem que os custos cresçam”, afirma, acreditando que este é o caminho “certo” para a “afirmação da EXPOH”. Além disso, refere, “este ano a EXPOH vai ter uma grande oportunidade de aumentar a sua visibilidade a visibilidade das suas empresas, e a notoriedade de Oliveira do Hospital com a transmissão de mais de 12 horas de televisão a partir da EXPOH”. “Queremos que sejam nove dias de afirmação do concelho de Oliveira do Hospital, afirmação desta região, são nove dias em que queremos a região Centro centrada em Oliveira do Hospital, é essa a ambição em 2014”, considera o autarca.

Exit mobile version