EXPOH abre as portas em Oliveira do Hospital com autarca inconformado com problema dos acessos

Alexandrino desafia presidente da CCDRC a apoiar obras do novo mercado municipal e central de camionagem e a ser uma “voz” ao lado dos autarcas na luta pela conclusão dos IC’s.

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital aproveitou, ontem, a vinda da presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, à cerimónia inaugural da EXPOH, para mostrar mais uma vez o seu inconformismo em relação ao problema das acessibilidades a esta região, nomeadamente a ligação do IC6 à A25, que considera uma “injustiça” para os empresários oliveirenses ainda não ter sido feita e, acima de tudo, não constar da lista de investimentos rodoviários que o governo se prepara para lançar.

“Ainda há aqui um território que continua com um problema de acessibilidades, mas não temos dúvidas que a Dra. Ana Abrunhosa vai fazer ouvir a sua voz nesta questão ao lado dos autarcas, porque é uma injustiça para os nossos empresários não termos uma estrada digna desse nome”, afirmou José Carlos Alexandrino, na abertura da 5ª edição da Feira Regional de Oliveira do Hospital, ao mesmo tempo que acusava as Estradas de Portugal de não honrar com os seus compromissos, sobretudo em relação à requalificação da EN17 que se encontra num estado miserável devido ao aumento de tráfego que esta tem vindo a registar.

Um pedido que não se ficou pelas estradas, uma vez que a Câmara Municipal acaba de concluir um outro projeto há muito reivindicado na cidade – o mercado municipal e a central de camionagem – sem qualquer financiamento comunitário. Depois de uma breve visita às novas instalações do mercado, o presidente da autarquia deixou também o repto a Ana Abrunhosa para ter uma “atenção especial” em relação a esta obra e às possibilidades de financiamento do projeto no “overbooking” do QREN, já que “Oliveira arriscou em relação a uma obra que era necessária, independentemente de termos financiamento ou não do quadro comunitário”. “Este mercado que nós visitámos era um mercado obsoleto, sem vida e nós transformámo-lo, porque precisávamos de revitalizar esta área e criar mecanismos de negócio para os comerciantes”, justificou o edil, que aproveitou para convidar já a presidente da CCDRC a estar presente na cerimónia de inauguração destes dois equipamentos, que irá acontecer no dia 7 de outubro, feriado do município. “É uma maneira de fazermos justiça à forma como trabalhou com os municípios, ajudando-nos também na aprovação de outros projetos noutras áreas”, referiu o autarca oliveirense, reiterando a “grande confiança” no trabalho que a nova responsável pela Comissão de Coordenação da Região Centro vai desenvolver no próximo quadro comunitário.

Ana Abrunhosa que, confessou ser pouco frequente a sua presença neste tipo de eventos, considerou, todavia que a sua vinda a Oliveira do Hospital se “justificava” pelo simbolismo que a EXPOH encerra enquanto mostra do tecido económico do concelho e de toda uma região. A presidente da CCDRC deixou uma palavra de incentivo aos empresários, garantindo que o próximo quadro comunitário contempla o maior pacote financeiro de sempre para apoio às empresas. “Estamos disponíveis para vos receber e para acarinhar os vossos projetos”, assegurou, acreditando que quem pode “transformar estes territórios são as empresas e os empresários”. Ana Abrunhosa mostrou de resto abertura para apoiar o projeto do mercado municipal, entendendo que este reúne condições para ser financiado, tendo em conta que é um projeto na área da “competitividade” que visa dar condições de dignidade a quem vende no mercado.

Mais difícil parece ser mesmo o financiamento comunitário do que falta fazer do IC6, no entanto, Ana Abrunhosa, lembra que o governo ainda não fechou totalmente a porta ao apoio a este projeto rodoviário. “Basta circular nesta estradas para perceber que este era um projeto importantíssimo, mas para ser franca vejo poucas possibilidades de ele ter financiamento comunitário”, afirmou, na abertura da EXPOH. A Feira abriu ontem as portas no parque do Mandanelho, com cerca de 200 expositores, e vai prolongar-se até ao próximo domingo.

Exit mobile version