Lagares da Beira homenageia bombeiros com monumento em rotunda

Corporação viu reconhecido o seu papel determinante no socorro e proteção às populações ao longo dos seus quase 70 anos de existência.

Uma homenagem justa naquele que é um ponto de passagem quase “obrigatória” de cada vez que toca a sirene e os bombeiros saem para ações de socorro.

Foi assim que a Junta de Freguesia de Lagares da Beira decidiu perpetuar a imagem dos seus soldados da paz, num monumento erguido numa das principais entradas da vila, onde sobressai a figura do bombeiro esculpida em granito.

Uma homenagem que para a presidente da Junta de Freguesia, Olga Bandeira, não é mais que que um reconhecimento público do espírito de missão de todos quantos, ao longo dos cerca de 70 anos de existência desta associação, dedicaram “parte do seu tempo” à corporação e a servir o seu semelhante. “Há momentos nas nossas vidas que ficam gravados para sempre, e este é certamente um deles, é um marco histórico para esta Junta de Freguesia”, referiu a autarca, ao mesmo tempo que assinalava o “apoio fundamental” da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para que nada falte à corporação, ajudando a “minimizar as dificuldades sentidas pela associação”.

Também o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira agradeceu a homenagem, considerando a inauguração deste monumento ao bombeiro “um momento de grande simbolismo”, sobretudo numa altura em que vão escasseando este “tipo de reconhecimentos públicos”. “Penso que esta não é só uma homenagem aos bombeiros de Lagares da Beira, mas poderá considerar-se uma homenagem aos bombeiros portugueses”, referiu, num longo discurso, onde lembrou a figura do fundador desta associação – Francisco Marques Gomes, e o seu amor à causa dos soldados da paz. “Estamos aqui a homenagear todos os que vos antecederam”, afirmou, dirigindo-se ao atual corpo de bombeiros que, no seu entender, “tem sabido honrar o passado e a história desta instituição”.

Para os bombeiros, aliás, não poderia ter sido encontrada melhor forma de reconhecer o seu trabalho e dedicação que não fosse a colocação de um monumento numa rotunda que “é a principal porta de saída dos soldados da paz para as ações de socorro quer a nível local, quer a nível distrital”. E são muitas. Só em 2015, segundo dados apurados até dia 20 deste mês, os Bombeiros lagarenses contavam com mais 380 mil quilómetros percorridos, sobretudo entre deslocações para incêndios florestais e transporte e socorro de doentes. “Isto demonstra bem a atividade que temos”, garante o comandante António Pinto, que conta com uma corporação “devidamente equipada” para fazer face a estas e outras ocorrências.

Também o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, saudou a iniciativa da Junta de Freguesia de edificar um monumento ao bombeiro na vila, julgando que este representa “ o sentimento de gratidão que todos devemos ter para com os nossos bombeiros”. “Lagares é e foi desde sempre uma vila com um grande orgulho na sua corporação de bombeiros” assinalou ainda o edil, lembrando que o monumento esculpido na mais dura das rochas- o granito, é também “símbolo da dureza e capacidade de resistência dos nossos soldados da paz” e uma “homenagem a todos quantos já faleceram, mas que farão sempre parte da história viva desta associação”.

Exit mobile version