Marchas Populares envolvem número recorde de participantes

Mais de mil pessoas vão desfilar, este sábado, nas tradicionais marchas de Oliveira do Hospital.

Seis marchas seniores e três infantis, num total de mil de participantes prometem voltar a encher de brilho e boa disposição o Parque do Mandanelho, já este sábado, dia 21, naquela que é uma das noites mais aguardadas do ano, na cidade de Oliveira do Hospital.

A edição de 2015 das Marchas Populares está de regresso este fim de semana ao maior palco do concelho, arrastando consigo, pela primeira vez, um número recorde de participantes, cerca de um milhar, que vão, como é tradição, espalhar a sua alegria contagiante pelo público. À semelhança de anos anteriores, cada marcha tem o seu tema, e faz-se acompanhar da respetiva música, estando envolvidas para o efeito as quatro bandas filarmónicas do concelho.

Graça Silva, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, acredita que este será um grande desfile de marchas populares, tendo em conta não só o número de pessoas envolvidas, mas a qualidade das marchas. “Vemos que há cada vez mais preocupação na forma como se apresentam, há maior preocupação em virem trajados com mais rigor e as próprias coreografias são cada vez mais elaboradas”, faz notar a vereadora, lembrando que as marchas se têm “enriquecido” de ano para ano, na forma como “cada um gosta de brilhar”. “Esperamos só que o tempo esteja bom, porque estando uma noite quente, esperamos por muitas e muitas pessoas não só do concelho, mas também de fora do concelho a verem as nossas marchas”, adianta Graça Silva, contando com alguns milhares de pessoas no Mandanelho a assistir às tradicionais marchas populares oliveirenses, que já têm lugar “cativo” na agenda de eventos do Município, saindo para a rua, todos os anos, no terceiro sábado de junho. “As nossas marchas já começam a ser conhecidas e nós notamos isso quando nos contatam a tentarem confirmar a data de 21 de junho, para poderem estar aqui”, constata a vereadora, aguardando por um noite “recheada” de gente e de alegria no Mandanelho, que como é tradição vai “cheirar” a sardinha assada e a manjerico.

Também o vice presidente da Câmara, José Francisco Rolo, que ontem esteve presente na conferência de imprensa de apresentação das marchas populares, destacou a dimensão que este evento já atingiu, o que o leva a acreditar que este será “o maior desfile de sempre” em Oliveira do Hospital.

Com nove marchas e cerca de mil marchantes e músicos, a principal “estreia” da edição deste ano é a Eptoliva, já que é a primeira vez que a Escola Profissional de Oliveira do Hospital e Tábua se associa a esta festa popular. A noite de 21 de junho vai ser ainda abrilhantada com a presença da famosa marcha de Alfama, que se disponibilizou uma vez mais para vir ao concelho, e por uma outra marcha da zona de Coimbra, a marcha de Vaqueira, Taveiro.

Aproveitando o fato do Município assinalar neste dia 21 de junho, o Dia da Igualdade de Género, vão ser lançados simbolicamente, no Parque do Mandanelho, 300 balões, com o objetivo de chamar a atenção para as diferentes formas de violência exercida sobre homens e mulheres.

Exit mobile version