Oliveira do Hospital com três casos positivos de Covid 19

Presidente da Câmara apela aos oliveirenses para não entrarem em pânico e continuarem a cumprir o isolamento.

Oliveira do Hospital começa a semana com a confirmação de três casos positivos de Covid-19.

O relatório da DGS que, até ao final da semana passada não referenciava qualquer caso em Oliveira do Hospital, regista, esta segunda feira, os primeiros três casos, sendo que um deles, já tinha sido noticiado, refere-se a uma utente do lar Vita Maravilha em S. Paio, que foi infetada nos HUC, onde se encontra internada desde o dia 11 de março a aguardar uma cirurgia.

A informação foi confirmada já esta tarde pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, numa vídeo conferência de imprensa, onde falou dos dois novos casos: o de um homem de 72 anos, também infetado nos HUC, em Coimbra, na sequência de uma cirurgia e ainda o de um terceiro infetado, um individuo também do sexo masculino, com idade na casa dos 50 anos, que terá tido contacto com uma pessoa infetada da Covilhã, mantendo-se isolado em casa, assim como a família com quem manteve contacto.

Alexandrino garante que em ambos os novos casos de Covid 19, não há qualquer cadeia de contágio com o concelho e ambos apresentam sintomas ligeiros, encontrado-se “estáveis”.

Por estar infetado, o homem de 72 anos continua internado nos Covões, onde nunca recebeu visitas, e o de 50 anos está no concelho, não tendo sido revelada a sua área da residência para não gerar desconfianças entre a população. “Está isolado, está confinado na sua residência, achamos melhor não revelar a freguesia para não pôr as pessoas em pânico”, referiu o autarca, que recusa para já a ideia de confinar a freguesia em causa ou criar uma cerca sanitária, uma vez que o infetado apenas manteve contactos com a família e esta também está em quarentena.

“Não há razão nenhuma para confinar a freguesia e para haver pânicos”, reforçou, apelando aos oliveirenses para “continuarem tranquilos”, mas “a cumprir as regras do isolamento social”.

O presidente do Município não esconde, ainda assim, estar preocupado com outros casos que aguardam o resultado dos testes à Covid 19, nomeadamente as situações de utentes de lares que fazem hemodiálise em Mangualde, onde houve um caso positivo do novo coronavírus. “Estou preocupado com estas situações, mas temos de ter serenidade”, faz notar o edil, reconhecendo que este é um momento em que os medos e a ansiedade são muitas vezes os piores dos sintomas. “Eu próprio um destes dias parecia que tinha febre e afinal tinha 35ºC”, aludiu, apelando aos oliveirenses para manterem o confinamento social como a mais importante arma na luta contra a propagação do Covid-19.

O autarca voltou a falar da situação nos supermercados no concelho, onde se continua a verificar uma afluência maior de pessoas que aquela que seria desejável e até permitida por lei, nesta altura, adiantando que irá reforçar o esforço de sensibilização junto a esses espaços, através do serviço de Proteção Civil Municipal e das forças de segurança, no sentido das pessoas manterem o distanciamento entre si.

Exit mobile version