Oliveira do Hospital comemora 25 de abril de 1974

cartaz 25 abril 2016O Município de Oliveira do Hospital vai assinalar o 42.º aniversário do 25 de abril de 1974 com múltiplas iniciativas que convidam os oliveirenses a participar ativamente nas comemorações. Exposições temáticas, atividades desportivas, concertos, animação de rua, teatro e atividades culturais são algumas das iniciativas das comemorações que têm como ponto alto a sessão solene a realizar no feriado.

No dia 25 de abril, a sessão solene das comemorações terá início pelas 10h45 no salão nobre dos Paços do Município e além das intervenções das individualidades presentes contará com um momento musical a cargo de jovens artistas locais. A cerimónia é antecedida pela arruada na cidade com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e pelo hastear da Bandeira e interpretação do Hino Nacional pelo Coral de Sant’Ana.

Durante a tarde, a partir das 15H00 decorrerá, no Jardim Oliveira Mano, o II Encontro Concelhio de Filarmónicas, estando também a funcionar o serviço educativo das Bibliotecas Públicas Municipais com a atividade “Vem comemorar Abril”. Ao final da tarde irá acontecer a final do 3.º Torneio Solidário de Futsal, estando a entrega de prémios agendada para as 20H30.

O programa das “Comemorações 25 de Abril” inicia com o Clube de Leitura em Voz Alta, dia 19 de abril, dedicado ao tema “Revolução”.

Na próxima sexta-feira, 22 de abril, a manhã será preenchida com a dinamização de uma caminhada solidária “mOHve-te pelos outros” que terá o envolvimento de centenas de pessoas e culminará na realização de um gigante laço azul.

Ainda nesse dia haverá o espetáculo “Opera4Kids”, na Casa da Cultura César Oliveira, a partir das 21H00. Trata-se de uma espetáculo formativo e informativo no âmbito da música erudita com a produção da ópera Bastien et Bastienne de Mozart, numa adaptação para crianças e jovens até aos 15 anos de idade.

Já no sábado, 23 de abril, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe o lançamento do livro “O Homem que inventa setembros” de João Miranda. Nesse mesmo dia, às 21h00 decorrerá a inauguração da II Exposição Coletiva de Artes Plásticas de Oliveira do Hospital, no Espaço Multiusos do Mercado Municipal.

Inseridas nas comemorações da Revolução dos Cravos, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital irá inaugurar, na tarde de domingo (24 de abril), a partir das 15h00, as peças de “Homenagem à Mulher Queijeira” e de  “Homenagem à Indústria das Madeiras”, em duas rotundas localizadas em Ervedal da Beira.

Destaque também para as várias exposições temáticas que estão patentes pelos diferentes espaços municipais – Casa da Cultura César Oliveira, Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira, Museu Municipal Dr. Simões Saraiva, Espaço Multiusos do Mercado Municipal. As exposições podem ser visitadas até 6 de maio.

Exit mobile version